Ao longo de seus quase 20 anos, o Instituto Polo Internacional Iguassu executou e apoiou diversas iniciativas de desenvolvimento na Região Trinacional, em especial nas áreas científica e tecnológica, cultural, educacional, socioeconômica e de crescimento institucional.

Na edição da semana passada do jornal A Gazeta do Iguaçu (6/5), o POLOIGUASSU veiculou alguns de seus principais projetos já realizados e lembrados pelo fundador e ex-presidente Faisal Saleh. Na desta semana (13), o espaço foi dedicado a algumas de suas atuais ações.

7ª turma Trilha Jovem - Foto Marcos Labanca

Projeto Trilha Jovem Iguassu: trata-se de um dos melhores projetos brasileiros de inclusão social e formação para o turismo, com reconhecimento nacional pela Fundação Banco do Brasil. Desde 2006, já selecionou mais de mil jovens de 16 a 24 anos e ofereceu capacitação nas áreas de Hospedagem, Turismo & Atendimento e Alimentos & Bebidas. Oferece 580 horas de aulas práticas e teóricas e de acompanhamento profissional.

Outdoor 1- Foto Marcos Labanca

Programa Integrado de Educação Turística (PIET): tem como principal objetivo despertar na comunidade a consciência da importância do turismo para Foz do Iguaçu e região, bem como o seu papel fundamental no desenvolvimento da atividade turística. O programa realiza pesquisas e ações com alunos e professores de escolas públicas, frentistas, atendentes, guarda municipais e outros profissionais que prestam atendimento a turistas.

Logo Nova - CABEZA DE VACA

Prêmio Alvar Núñez Cabeza de Vaca: criado em 2015 para homenagear as pessoas físicas, jurídicas e do terceiro setor que trabalham pelo desenvolvimento turístico trinacional. A primeira edição contou com a participação de empresas e da comunidade de Foz do Iguaçu, Ciudad del Este e Puerto Iguazú, que inscreveram suas iniciativas e foram indicadas por meio de votação popular.

Nuno Maia Areias, coordenador PROFOZ - Foto Marcos Labanca

Núcleo Integrado de Gerenciamento de Projetos (Profoz): principal ferramenta de planejamento e gestão de projetos turísticos do destino. Implantado em julho de 2011, é coordenado pelo Instituto Polo Internacional Iguassu, com a colaboração da Gestão Integrada do Turismo e o financiamento do Fundo Iguaçu. Em 2015, participou de importantes projetos, entre os quais a concessão do Marco das Três Fronteiras, a elaboração da licitação do Bairro Árabe e o apoio ao Natal das Cataratas.

Faz parte da história

Além dos atuais projetos, programas e serviços, o POLOIGUASSU teve participação decisiva em outras boas iniciativas desenvolvidas em suas duas décadas de trabalho e que contribuíram para o crescimento do turismo e de Foz do Iguaçu, Ciudad del Este e Puerto Iguazú.

Projetos em parceria com o Mtur:

  • I e II Mostra de Turismo Sustentável/Festival de Turismo das Cataratas.
  • Projeto de fortalecimento do turismo sustentável e de base comunitária para a inserção de produtos e serviços no mercado.
  • Projeto Por um Destino de Excelência: capacitação profissional para turismo e hotelaria.
  • Programa Bem Receber – Qualificação Profissional e Gestão Sustentável.
  • Projeto Trilha Jovem Iguassu.

Projetos em parceria com a Itaipu e a FPTI:

  • Diálogos de Fronteira.
  • Apoio na elaboração da Política de Turismo da Itaipu Binacional.
  • Projeto Eirete Eiruí.

Projetos em parceria com a Organização Mundial do Turismo:

  • Observatório de Turismo.
  • I Seminário Internacional dos Membros Afiliados Latino-Americanos da OMT.
  • Reunião dos Membros Afiliados Latino-Americanos da OMT.

Projetos em parceria com o trade turístico:

  • 1º Guia Turístico Trinacional/Guia Iguassu.
  • Programa Integrado de Educação Turística (PIET)
  • Prêmio Alvar Núñez Cabeza de Vaca.
  • Núcleo Integrado de Gerenciamento de Projetos (Profoz).