O Instituto Polo Internacional Iguassu coordena um valioso instrumento idealizado para planejar e gerir projetos turísticos em Foz do Iguaçu, o Núcleo Integrado de Gerenciamento de Projetos (Profoz). Implantado em julho de 2011, é financiado pelo Fundo Iguaçu e tem a colaboração da Gestão Integrada do Turismo na deliberação dos projetos prioritários para a cidade.

Como especifica o Termo de Cooperação Técnica 001/2013-PMFI, Prefeitura de Foz do Iguaçu/Secretaria de Turismo (SMTU), Itaipu Binacional, Fundo de Desenvolvimento e Promoção Turística Iguaçu e Iguassu Convention & Visitors Bureau dividem a responsabilidade de manter e operar o Profoz.

Nuno Maia Areias, coordenador PROFOZ - Foto Marcos Labanca“Seu objetivo é contribuir com o desenvolvimento do turismo no destino em todas as suas dimensões e apoiar o crescimento e fortalecimento do setor. O caráter multi-institucional do Profoz, somado aos agentes que o compõem, torna-o a principal ferramenta de planejamento, elaboração e monitoramento das demandas, ações e projetos turísticos do município”, explica o coordenador-geral do projeto, Nuno Maia Areias.

Em seus quase cinco anos de atuação, o Núcleo Integrado de Gerenciamento de Projetos pleiteou mais de R$ 90 milhões a financiadores nacionais e internacionais, o que concedeu experiência e maturidade ao Profoz. Nos últimos dois anos, R$ 2,5 milhões foram efetivamente captados.

Projetos

Das iniciativas aprovadas em licitações e chamadas de projetos, destacam-se: o Guia Oficial de Foz do Iguaçu (Portal Online), o projeto de revitalização do Marco das Três Fronteiras e a contratação dos projetos de implantação do Bairro Árabe, todos aprovados pelo Ministério do Turismo e em execução pela SMTU. Além deles, Trilha Jovem Iguassu, Natal das Cataratas, Festival de Turismo das Cataratas, Festival de Teatro de Foz do Iguaçu, Semana Mundial do Turismo de Foz do Iguaçu, revitalização do entorno do 34º Batalhão de Infantaria Mecanizado, entre outros.

O núcleo também promove o compartilhamento de seus conhecimentos e de sua experiência na elaboração de projetos e captação de recursos por meio da promoção de workshops, palestras, treinamentos, minicursos e debates. Já foram mais de 15 eventos promovidos pela equipe do Profoz em parceria com entidades locais que beneficiaram mais de 50 entidades do terceiro setor e seus profissionais.