Turma 2015 do Trilha Jovem Iguassu - Foto Marcos Labanca


Os formandos do Trilha Jovem Iguassu estão prontos para voar ainda mais alto. A turma deu um show de talento e conhecimento, impressionando dezenas de empresários do turismo, na Rodada de Negócios realizada no Wish Resort Golf Convention. O novo desafio é iniciar a Vivência Profissional Supervisionada e garantir a inserção dos trilheiros no mercado de trabalho.

A sétima edição do projeto social capacitou 120 alunos de escolas públicas, de 16 a 24 anos, para atuar em três áreas: Turismo & Atendimento; Hospedagem; e Alimentos & Bebidas. O grande diferencial do programa é a sua metodologia, que trabalha com todas as dimensões de transformação dos jovens: técnico-profissional, social e individual.

Os trilheiros aprenderam na prática a portar-se na comunidade e no trabalho, bem como a direcionar suas ações conforme o plano de vida e de carreira que desenvolveram ao longo do projeto. As habilidades trabalhadas incluíram atendimento a diversos públicos, organização e rotina, idiomas, relacionamento interpessoal e atuação em equipe.

Agora cada formado esta à disposição para ser entrevistado pelas empresas, em especial as ligadas ao turismo. “Durante os últimos cinco meses, o jovem se preparou para esse momento. Tudo o que ele precisa é uma oportunidade para mostrar o seu talento”, afirma Fernanda Fedrigo, diretora-executiva do Polo Iguassu, entidade que executa o projeto.

Eu recomendo! – Durante a Rodada de Negócios, dezenas de empresários conheceram um pouco das habilidades dos jovens profissionais. A maioria já abriu as portas das suas empresas para os trilheiros, que acabaram contratados em definitivo. Representantes de entidades parceiras do Trilha Jovem Iguassu também prestigiaram o evento, reforçando a credibilidade da proposta.

Para o presidente do Comtur (Conselho Municipal de Turismo), Licério Santos, o Trilha é uma das grandes contribuições para a sociedade pelo viés social e empresarial. “Temos a oportunidade de ter uma pré-seleção de pessoas que precisam de uma primeira chance. É um banco de candidatos jovens, qualificados e ávidos para demonstrar capacidade profissional”, destaca.

Já a gerente-geral do Complexo Turístico Itaipu, Jurema Fernandes, frisa que o projeto “enobrece” a inserção social no mercado de trabalho. “Os empresários conhecerão pessoas proativas, com sangue novo, novas ideias e perspectiva de crescimento”, diz a representante do CTI, que hoje possui mais de 20 funcionários que vieram do Trilha Jovem Iguassu.

O gerente-geral do Hotel ibis Foz do Iguaçu, Guilherme Eichenberg, avalia a sua primeira participação na Rodada de Negócios como surpreendente. “A gente sentiu o trabalho de orientação dos instrutores. Todos os jovens demonstraram estar bem amparados e ter muita capacidade de entrar em qualquer empresa”, resume o executivo.

Como contratar – A Vivência Profissional Supervisionada propicia o exercício das competências desenvolvidas em situações reais de trabalho. Ela é planejada, executada, acompanhada e avaliada por um supervisor da equipe do Trilha Jovem Iguassu e por um mentor (funcionário da empresa que passa por uma orientação prévia para essa finalidade).

A empresa interessada em encontrar um talento só precisa informar o perfil da vaga a ser preenchida. O Trilha Jovem Iguassu encaminhará para entrevista três jovens previamente capacitados para a função solicitada. O telefone é (45) 3576-7112. Ou se preferir, encaminhar um e-mail para trilhajovem@poloiguassu.org.

Realizador – O Polo Iguassu executa o Trilha Jovem Iguassu desde 2006. O projeto tem apoio financeiro da Itaipu Binacional, Parque Tecnológico Itaipu, CVC e IDESF (Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras), além de vários parceiros institucionais e empresariais. Você também pode ser um parceiro do projeto, conheça a Campanha Adote Um Trilha. Saiba mais no site www.poloiguassu.org.

(Polo Iguassu)