Solidariedade marca entrega de óculos para população em Foz
Carpinteiro aposentado, Antonio Aves Pereira terá autonomia no supermercado ou no banco, sem necessitar da ajuda de atendentes para ler. Ele é um dos 50 moradores da região Morumbi beneficiados gratuitamente com óculos novos, em ação do Lions Clube Cataratas com a parceria de óticas e instituições da cidade. A entrega das doações ocorreu na […]

Foto: Marcos Labanca
Carpinteiro aposentado, Antonio Aves Pereira terá autonomia no supermercado ou no banco, sem necessitar da ajuda de atendentes para ler. Ele é um dos 50 moradores da região Morumbi beneficiados gratuitamente com óculos novos, em ação do Lions Clube Cataratas com a parceria de óticas e instituições da cidade.
A entrega das doações ocorreu na noite dessa sexta-feira, 9, na Paróquia São Francisco de Assis. As pessoas contempladas com a doação participaram do Mutirão da Saúde, realizado no mês passado. Na ocasião, elas passaram por exames, também gratuitos, feitos por oftalmologistas, e receberam a receita médica para os óculos.
Pela primeira vez, Antonio usará óculos. Ele sente dificuldades na visão há pelo menos cinco anos. “Vou viver melhor, pois hoje tenho muita dificuldade para ler”, conta. “No supermercado ou no banco, precisava de ajuda de outras pessoas para ver as informações e preços. Com óculos é outra vida”, relata o carpinteiro de 61 anos.
Aos 52 anos de idade, a dona de casa Marlúcia Maria Maurício sentia dores de cabeça permanentes, mas não sabia que precisa de óculos. Ela fez os exames no Mutirão da Saúde do Lions Clube Cataratas para encontrar a causa do mal-estar e verificar as condições de saúde. Foi quando recebeu a indicação oftalmológica.
“Eu achava que as dores eram por causa de hipertensão. Ganhei a consulta, o exame e os óculos sem pagar nada”, revela Marlúcia, que mora no Morumbi. “Recebi um atendimento de qualidade. Acho importante que serviço voluntário aconteça porque ajuda muito as pessoas. Eu recomendo”, declara.
Há 15 anos usando óculos, a também dona de casa Ione Pereira aproveitou a ação solidária para obter armação e lentes novas. “Fiz o exame durante o Mutirão da Saúde com um oftalmologista que já conheço. Ganhei o conjunto completo de óculos, que são meus companheiros em todos os momentos”, expõe a moradora do Portal da Foz, que tem 58 anos.
Dobrar a meta de atendimento
Presidente do Lions Clube Cataratas, Viviane Valandro Rockenbach comemora os resultados da iniciativa, possível com a participação de voluntários, empresas e instituições envolvidas no mutirão. Ela explica que foi a primeira vez que a ação de solidariedade conseguiu oferecer o serviço oftalmológico completo, com consulta, exame e óculos grátis.
“Nos anos anteriores, fazíamos uma pré-triagem. Este ano foi diferente. Durante o Mutirão da Saúde tivemos médicos e equipamentos para os exames, e a pessoa já saía com a receita”, frisa. “Agora concluímos o trabalho com a entrega dos óculos e estamos muito felizes com essa conquista, que é de todos que participaram e ajudaram”, pontua Viviane.
Corrente do bem
Proprietário da Lunelli, ótica que doou os óculos, Luciano Leite fez questão de comparecer ao evento com a comunidade, acompanhado do sócio Ari Ferreira. O empresário conta que foi a primeira vez, em Foz do Iguaçu, que ele participou de uma ação em que os óculos foram entregues gratuitamente, acompanhados de exames.
“A gente vê que as pessoas que recebem os óculos realmente precisam e não têm como comprá-los. É muito gratificante poder ajudar”, enfatiza Luciano. “Como empresário, temos o dever de devolver algo para a sociedade, principalmente nós que somos de Foz do Iguaçu e vivenciamos a cidade”, reflete.
Juntos para ajudar
Realizado pelo Lions Clube Cataratas, Lions Clube Itaipu e Paróquia São Francisco de Assis, o Mutirão da Saúde teve a parceria da Unioeste, UniAmérica, Sest/Senat, Secretaria Municipal de Saúde, 9ª Regional de Saúde, Droga Raia, Sicredi, SAFF, Pastoral da Pessoa Idosa, Foztrans, Guarda Municipal, Oftalmologia Dr. Luiz Monteiro Franco e as óticas Lunelli e Carol.
Na ação de atendimento oftalmológico, a Óticas Lunelli doou 50 pares de lentes e parte das armações. A Óticas Carol emprestou o aparelho para os exames, que foram realizados pelo Dr. Luiz Franco Monteiro durante o Mutirão da Saúde.