Sociedade civil discute carta-compromisso aos candidatos a prefeito
A população iguaçuense atendeu ao chamado do Codefoz (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu) e participou ativamente da plenária do órgão, nesta quarta-feira (10), no auditório da PF (Polícia Federal). Durante a reunião foram debatidas as propostas da sociedade civil organizada que serão apresentadas aos candidatos a prefeito, que concorrem às […]
A população iguaçuense atendeu ao chamado do Codefoz (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu) e participou ativamente da plenária do órgão, nesta quarta-feira (10), no auditório da PF (Polícia Federal). Durante a reunião foram debatidas as propostas da sociedade civil organizada que serão apresentadas aos candidatos a prefeito, que concorrem às eleições municipais deste ano.
Diretrizes e propostas de desenvolvimento da cidade formuladas pela mesa diretora do Codefoz foram discutidas. Para garantir a inserção das reivindicações da comunidade no documento aos candidatos, a plenária decidiu estender o prazo para o envio de propostas, que poderão ser submetidas ao conselho até o dia 25 de agosto. Os concorrentes à prefeitura serão convidados a assinar a carta-compromisso em setembro.
As propostas debatidas na plenária apontam ações e projetos prioritários em áreas de gestão e transparência, desenvolvimento econômico e social, turismo, políticas fiscais, infraestrutura e logística, meio ambiente, terceiro setor e políticas sociais. Participaram da reunião empresários, profissionais liberais, professores, gestores de organizações sociais e de entidades de classe, integrantes de associações comunitárias e membros do poder público.
O presidente do Codefoz, Roni Temp, explicou que o conselho cumpre a sua finalidade ao fomentar espaços de participação e discussão sobre a cidade e ao criar instrumentos de controle social. “Esta é a nossa missão, ouvir as pessoas, unir os diversos segmentos sociais, formular e reivindicar melhorias de gestão e nos serviços públicos. Trabalhamos de forma participativa e plural para o futuro de Foz do Iguaçu”, refletiu Temp.
A prefeita em exercício e presidente de honra do Codefoz, Ivone Barofaldi, destacou a contribuição do debate público organizado pelo conselho. “Temos orgulho do Codefoz pelo interesse e preocupação que o órgão demonstra para o desenvolvimento da cidade”, disse. “E as realizações acontecem quando a sociedade civil participa e se envolve na busca de soluções e melhorias”, enfatizou a prefeita.
Propostas para Foz do Iguaçu
O presidente do Conselho Superior Deliberativo da ACIFI, Faisal Mahmoud Ismail, fez a apresentação do documento com as propostas da entidade. “São medidas de desburocratização com a implantação da REDESIM, apoio à Casa do Empreendedor, elaboração do Plano Anual de Compras, compromisso do prefeito para lutar pelo aumento do contingente do Corpo de Bombeiros, apoio ao Observatório Social e aporte de recursos ao Garantioeste”, expôs o dirigente empresarial.
O presidente do Sindhotéis (Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares) e do Fundo Iguaçu, Carlos Silva, ressaltou a relevância da iniciativa promovida pelo Codefoz e informou que irá reunir o trade para definir as propostas. “O turismo é a mola propulsora do desenvolvimento de Foz do Iguaçu. Por isso vamos reunir a Gestão Integrada do Turismo para aprofundar o debate sobre as propostas que serão apresentadas”, explicou o hoteleiro.
A diretora-geral do campus iguaçuense do IFPR (Instituto Federal do Paraná), Roseli Dahlen, pontuou a importância dos projetos educacionais entre os compromissos aos candidatos. “O trabalho da educação resulta em qualidade de vida para toda a população. Estou me dispondo para formar um grupo e reunir os representantes das instituições de ensino superior da cidade para apresentarmos as propostas da educação”, afirmou a educadora.
O delegado-chefe da Polícia Federal em Foz do Iguaçu, Fabiano Bordignon, apresentou uma medida debatida junto aos membros da corporação policial. “Nossa proposta é para que todos os contratos administrativos sejam publicados na íntegra na internet, para o cidadão e a sociedade civil acessá-los e fiscalizá-los. Também devem ser fortalecidos os órgãos de controle, como as controladorias e corregedorias”, sugeriu o delegado federal.
Compromisso com a cidade
A carta-compromisso elaborada pelo Codefoz será apresentada aos candidatos a prefeito de Foz do Iguaçu em reunião no mês de setembro. O documento expressa o comprometimento dos agentes públicos com as proposições da sociedade civil organizada. Todos os concorrentes ao cargo de gestor municipal serão convidados a assinar a carta. As propostas das organizações sociais devem ser enviadas, até 25 de agosto, para o e-mail aline.codefoz@gmail.com.