Responsabilidade na Comunicação Empresarial
Há imensa responsabilidade no processo de comunicação direcionado às empresas ou profissionais. As informações devem conter veracidade, respeitar os atributos, simbolizar a realidade institucional e corporativa. O desenvolvimento de planos comunicativos também deve priorizar a demanda, o interesse público e a vontade dos clientes, desde que tais anseios se sintonizem com premissas e valores dispostos […]

Há imensa responsabilidade no processo de comunicação direcionado às empresas ou profissionais. As informações devem conter veracidade, respeitar os atributos, simbolizar a realidade institucional e corporativa. O desenvolvimento de planos comunicativos também deve priorizar a demanda, o interesse público e a vontade dos clientes, desde que tais anseios se sintonizem com premissas e valores dispostos por quem oferece os serviços.
Existem repercussões infinitas quando o assunto remete à comunicação e ao processo informativo. Importa-se pensar nas amplitudes e consequências vindouras na condução de planos e programas comunicativos voltados para companhias ou mesmo autônomos.
As informações carregam toda a energia emanada referente a verdadeira proposta, os distintos interesses corporativos ou mesmo a filosofia desenvolvida ao longo da história empresarial de cada cliente.
Estes dados, propriamente elaborados, sejam aqueles escritos ou de imagética e semiótica, transportam mensagens, responsáveis, na maioria das vezes, por formar a opinião pública, despertar a cidadania, acender a luz para quem permanece na escuridão social e econômica ou mesmo expandir horizontes profissionais e empresarias, de maneira assertiva e prospectiva.
Vejam a dimensão do trabalho de comunicação na era moderna. Comunicar significa comungar informações, expressões gráficas e audiovisuais, além de transferir toda a energia (positiva ou negativa) mediante o processo de transferência de dados que pode, sem dúvida, afetar diretamente o percurso da vida das pessoas.
Vale, neste aspecto, priorizar a qualidade técnica no desenvolvimento de planos de comunicação para empresas e profissionais, bem como a intencionalidade depositada pelos autores deste processo no momento da construção de propostas que primem pela autenticidade de perfis corporativos e institucionais.
Com todo este panorama, você, comunicador, jornalista ou profissional de relações públicas e publicidade, já avaliou qual a intenção, a qualidade técnica e os verdadeiros interesses que aplica quando desenvolve projetos comunicativos ou repassa informações inerentes aos clientes atendidos? Vale, enfim, a reflexão!!!