Nos próximos dias 5 e 6 de novembro, a Première Ballet participa da fase final da Mostra Paranaense de Dança realizada pela Associação de Bailarinos e Apoiadores do Balé Teatro Guaíra (ABABTG), em Curitiba. A primeira companhia de ballet clássico de Foz do Iguaçu foi a única do município selecionada para participar do principal evento de dança do Paraná.

A programação conta com espetáculos no Guairinha, oficinas de dança no Teatro Guaíra, entrega do Prêmio ABABTG de Incentivo à Dança e participação na Virada Cultural (evento organizado pela Fundação Cultural de Curitiba), com espetáculo nas Ruínas de São Francisco e Casa Hoffmann.

 A escola irá apresentar as premiadas coreografias ‘Minuet’ – na categoria Infantil – e ‘Movimento’, na juvenil. Também apresentará os solos ‘Serenata’, com a bailarina Maria Luiza Rafagnin da Silva e ‘Ternura’, com Luísa Ritt Gewehr – vencedora na categoria ‘Coreografia’ e Revelação no 14º Festival de Dança do Mercosul, realizado em Foz do Iguaçu, em abril.

Para a responsável pela Première Ballet, a professora Ronise Riekehr Liston, é uma oportunidade para a escola representar a cultura de Foz do Iguaçu em nível estadual. “É uma honra poder participar de um evento onde estarão as melhores escolas do Paraná. Isso vai ser uma ótima referência para as meninas”, disse a professora. “Podemos levar a dança de Foz do Iguaçu para o estado”, concluiu.

A companhia – A Première Ballet iniciou suas atividades em 1996, para alunos de seis a 19 anos, e tem como finalidade o ensino da dança como forma de cultura, disciplina e arte. A companhia é conduzida pela professora Ronise Riekehr Liston, formada em dança pela PUC/PR e teatro Guaira e especializada na metodologia cubana.

Première Ballet significa ‘primeiro’, em francês, e é a primeira escola de ballet clássico de Foz do Iguaçu, regulamentada e com toda estrutura necessária para o ensino da dança. Também é a única que oferece formação acadêmica do nível elementar de ballet clássico. Os estudos duram nove anos.

Em 2011, a Première Ballet completa quinze anos de trabalho e neste tempo formou 15 alunas, destas, duas buscaram vôos mais altos na carreira e estão cursando faculdade de Dança, na Faculdade de Artes do Paraná (FAP), em Curitiba.

Prêmios – Durante a trajetória da companhia, foram mais de 30 prêmios em festivais nacionais e internacionais. Em 2006, foi a única escola selecionada no Paraná para o Festival de Dança de Joinvile, em Santa Catarina, um dos mais conceituados do país. A escola apresentou coreografias da maestra cubana Marta Gonzalez.

Em agosto deste ano, a companhia recebeu seis troféus no 22° Festival de Cascavel. Na categoria Infantil, a escola ficou com os três primeiros lugares, com Ana Maria da Luz no primeiro lugar, com a coreografia ‘Minha Pequena Dança’, Beatriz Chow, a segunda, com ‘Passos’, e Maria Luiza Rafagnin da Silva a terceira, com ‘Serenata’.

Ainda entre as pequenas, a Première Ballet conquistou o segundo lugar, em grupo, apresentando a coreografia ‘Minuet’. Na categoria juvenil, ficou em segundo lugar, em grupo, com a coreografia ‘Travessuras’. Na adulta, Kelly Yoshioka foi a terceira colocada com a coreografia ‘Saudade’.

 

Serviço

Première Ballet participa da

Mostra Paranaense de Dança em novembro

Data: 5 e 6 de novembro

Curitiba

Contatos:

Professora Ronise Riekehr Liston

Telefones: (45) 3027 3536 ou 9108 0881

atendimento@premiereballet.com.br