POLOIGUASSU realiza pesquisa inédita sobre experiência no Complexo Turístico Itaipu
Conhecer como foi a experiência do visitante é algo essencial para aprimorar os serviços oferecidos em qualquer atrativo ou estabelecimento do setor turístico. Com base nessa premissa, o Instituto Polo Internacional Iguassu desenvolveu e aplicou a pesquisa “Domínios da Experiência no Complexo Turístico Itaipu”. Entre abril de 2015 e janeiro de 2016, cerca de dois […]
Conhecer como foi a experiência do visitante é algo essencial para aprimorar os serviços oferecidos em qualquer atrativo ou estabelecimento do setor turístico. Com base nessa premissa, o Instituto Polo Internacional Iguassu desenvolveu e aplicou a pesquisa “Domínios da Experiência no Complexo Turístico Itaipu”.
Entre abril de 2015 e janeiro de 2016, cerca de dois mil visitantes do Complexo Turístico Itaipu foram questionados sobre a experiência que tiveram em cada um dos passeios. O resultado desse levantamento será apresentado aos colaboradores nesta sexta-feira (26), às 17 horas, no Centro de Recepção de Visitantes da usina.
“Atualmente, fala-se muito no conceito de experiência, mas trazer isso para a prática de um atrativo turístico é um grande desafio. O Complexo Turístico Itaipu reconhece isso e busca sempre por inovação. Essa pesquisa que estamos aplicando aqui é inédita e pode ser implementada por outros atrativos turísticos, hotéis e restaurantes”, afirmou a coordenadora de projetos do Instituto Polo Internacional Iguassu, Aracelli Bianchin.
Metodologia
A metodologia da pesquisa “Domínios de Experiência” foi elaborada pelo POLOIGUASSU tendo como embasamento teórico autores como Gilmore e Pine, referências na área. Para eles, a “economia da experiência” é uma proposta que vem substituindo gradativamente a economia de serviços, visto que o valor econômico está centrado num conjunto de elementos que atuam na experiência de cada visitante.
Os turistas buscam por atendimentos em que haja uma maior sensibilização humana, que permita uma relação com o outro, conexão com seus desejos, gostos de vida, abrindo-se para conhecer novos mundos.