O ano de 2015 foi extremamente produtivo para o Instituto Polo Internacional Iguassu. Os projetos e iniciativas desenvolvidos obtiveram resultados significativos tanto para o POLOIGUASSU quanto para seus parceiros e para a sociedade. Eis um resumo do que foi realizado.

Trilha Jovem Iguassu – O Projeto Trilha Jovem Iguassu – Turismo e Inclusão Social obteve conquistas importantes, como a certificação, pela segunda vez consecutiva, no Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social. Trata-se de um reconhecimento nacional do trabalho desenvolvido pelo instituto, que desde 2006 capacita jovens para inserir no mercado de trabalho do setor de turismo. Ainda no ano passado, foi realizada a formatura das turmas de 2015 e 2014, numa solenidade emocionante que atraiu os formandos e seus familiares e marcou o início de uma nova fase na vida de todos.

PIET – O Programa Integrado de Educação Turística (PIET) idealizou, em parceria com a Itaipu Binacional e a CVC, uma campanha publicitária para mostrar e reforçar a importância do turismo em Foz do Iguaçu. Foram colocados dez outdoors pela cidade com números referentes ao ano de 2014: o total de visitantes no Parque Nacional do Iguaçu (1.550.607), na Itaipu Binacional (856.541) e no Parque das Aves (590.034), bem como a receita turística: R$ 2,5 bilhões.

Premio Alvar - Foto Marcos Labanca (238)

Foto: Marcos Labanca

Prêmio Alvar Núñez Cabeza de Vaca – O 1º Prêmio Alvar Núñez Cabeza de Vaca mobilizou a Região Trinacional do Iguassu com a proposta de homenagear as pessoas físicas, jurídicas e do terceiro setor que trabalham pelo desenvolvimento turístico trinacional. O prêmio contou com a participação de empresas e da comunidade de Foz do Iguaçu, Ciudad del Este e Puerto Iguazú, que inscreveram suas iniciativas e foram indicados por meio de votação popular. O envolvimento de todos e o reconhecimento das ações realizadas foram evidenciados na solenidade de premiação, que contou com apresentações artísticas e a presença de autoridades e homenageados.

Avaliação da Qualidade de Serviços Turísticos – Uma das linhas de atuação do Instituto Polo Internacional Iguassu é o desenvolvimento e apoio a iniciativas voltadas a aprimorar os serviços prestados ao turista. O trabalho é executado por meio de facilitações, treinamentos, pesquisas e cliente oculto em empresas do setor de turismo. Em 2015, o POLOIGUASSU seguiu na parceria com o Complexo Turístico Itaipu e firmou uma nova e importante parceria com o Sicoob Três Fronteiras, além de ter atendido importantes empresas como a Loumar Turismo e Macuco Safari.

Núcleo Integrado de Gerenciamento de Projetos (Profoz) – Principal ferramenta de planejamento e gestão de projetos turísticos do destino, o Profoz é um projeto financiado pelo Fundo Iguaçu e conta com a colaboração da Gestão Integrada do Turismo na deliberação dos projetos prioritários para a cidade. Em 2015, o Profoz participou de importantes projetos, contribuindo, entre outros, com o projeto de concessão do Marco das Três Fronteiras, recentemente inaugurado e aberto ao público, com a elaboração da licitação do Bairro Árabe, além da articulação de projetos como a revitalização do entorno do 34º Batalhão e apoio ao Natal das Cataratas 2015.

Outras iniciativas – O POLOIGUASSU ainda realizou e apoiou outras ações ao longo do ano, como a visitação ao Parque Nacional do Iguaçu de milhares de alunos da rede municipal de ensino; palestras de treinamento empresarial com os consultores Daniel Spinelli e Clezio Amorim; divulgação do Cataratas Day; e parceria com instituições de ensino superior para a realização de iniciativas conjuntas.

Formatura turma 2015 - Foto Marcos Labanca

Foto: Marcos Labanca

De acordo com a diretora-executiva do POLOIGUASSU, Fernanda Fedrigo, o ano de 2015 foi bastante produtivo. “Novas e importantes parcerias foram firmadas, consolidando cada vez mais o papel e a importância do trabalho do instituto.”

Expectativa – Para este ano, a expectativa é muito positiva, pois em 2016 o instituto comemora 20 anos e a marca de 1.000 jovens formados pelo Trilha Jovem Iguassu. “Temos muito a comemorar, mas muito trabalho pela frente. Buscamos em 2016 consolidar o portfólio de serviços do instituto no mercado e também fortalecer as parcerias e trabalhos em Puerto Iguazú e Paraguai.”

Outro projeto para 2016 é consolidar e ter o apoio da Organização Mundial do Turismo ao Observatório de Turismo. “Entendemos que com a pesquisa podemos contribuir de forma significativa para o planejamento e a gestão do setor turístico, fator importante para que Foz do Iguaçu e região tenham a atividade fortalecida para enfrentar todos os desafios do mercado. Precisamos aumentar o tempo de permanência do turista, esta é uma questão fundamental, e para isso precisamos de dados e informações para criar estratégias que nos permitam atrair novos investimentos e ter uma melhor negociação com agências e operadoras que vendem o destino”, ressaltou Fernanda.

Realmente o POLOIGUASSU tem muito trabalho pela frente e acredita na força da ação conjunta que vem sendo realizada pelo destino. O instituto segue fazendo sua parte!