A exposição “Preserve a vida dentro do Parque” completa a programação da Semana do Meio Ambiente, de 29 de maio a 5 de junho, em Foz do Iguaçu. A mostra instalada no Centro de Visitantes do Parque Nacional do Iguaçu apresenta sete animais taxidermizados. Todos tiveram a vida interrompida pela imprudência de motoristas, que transitavam na unidade de conservação sem obedecer ao limite de velocidade.

Onça-pintada, quati, tamanduá-mirim, mão-pelada, teiú, jacaré-do-papo-amarelo e tatu são os animais que compõem a exposição. As espécies são oriundas da fauna do Parque Nacional do Iguaçu. Para poder expor as peças, elas passaram por um processo de taxidermização — técnica que conserva a estrutura e a pele do animal, muito utilizada para atividades educacionais e estudos científicos.

Para a gerente de Marketing da Cataratas do Iguaçu S/A, Juliane Poitevin, a atividade busca provocar a reflexão. “Acreditamos que a iniciativa é uma forma de aproximar as pessoas da preservação, gerar um ambiente de experiência, e trocar conhecimentos, o que pode colaborar para a conscientização dos visitantes, motoristas e moradores da região”, destacou.

O empresário Demetrius Medeiros, natural de Orós (CE), falou sobre a atividade educativa e dos animais símbolos da fauna. “A conscientização, a educação e a crítica são muito importantes. Crescemos e aprendemos muito com isso. Na primeira vez que vim aqui, não tive a oportunidade de fazer esta reflexão. Parabéns, e continuem ajudando a preservar a nossa natureza.”

Já Morgana Moussa, uma das monitoras e voluntárias da exposição, comentou a satisfação de poder conversar sobre o tema com as pessoas que visitam o espaço. “A atividade estimula a reflexão; e, se você tem o conhecimento, passa a entender melhor. Penso que é um passo importante para a preservação. Eu mesma estou aprendendo bastante; cada visitante tem uma pergunta, uma dúvida, uma observação.”

A exposição é uma realização do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e da Concessionária Cataratas do Iguaçu S/A, em conjunto com Escola Parque, Faculdades Anglo-Americano e Parque Nacional do Iguaçu.

Outras atividades estão sendo realizadas simultaneamente na unidade, como mutirão de limpeza do Rio Iguaçu e parada ecológica.

(Cataratas do Iguaçu S/A – Grampo Comunicação)