O paraguaio José Benitez garantiu vaga na chave principal do 3º Cataratas Open de Tênis ao vencer o curitibano Valter Mori no domingo. Eles fizeram a final do Torneio Três Fronteiras, organizado pelo CITI e pela Atefoz. NA FOTO, Mario Littieri disputando hoje (15) partida pelo 1ºCNIP (Campeonato Nacional de Incentivo ao Profissionalismo). 

Com a vitória, por 2 sets a 1, o tenista do país vizinho recebeu o wild card (convite) para jogar entre os melhores a partir do dia 22.

Nesta segunda-feira teve início o Campeonato Nacional de Incentivo ao Profissionalismo (CNIP). Organizado pela Confederação Brasileira de Tênis (CBT), o CNIP reúne 34 jogadores. O campeonato foi dividido em dois, para simplificar as disputas. O primeiro terminará no dia 17 e renderá um wild card ao campeão. O segundo será jogado de 17 a 19 e também garantirá um convite para o vencedor participar da chave principal do Cataratas Open.

Na sequência do torneio, dias 20 e 21, haverá o qualifying para a chave principal. Essa disputa será organizada pela Federação Internacional de Tênis (ITF) e envolverá 64 tenistas. Os oito melhores colocados ao final da qualificação terão vaga assegurada no Cataratas Open.

Dessa forma, a chave principal do torneio terá a seguinte composição: 18 inscritos mais bem posicionados no ranking da Associação dos Tenistas Profissionais; 1 vencedor do Torneio Três Fronteiras, 2 vencedores dos CNIPs, oito classificados no qualifying e 3 convidados da ITF e CBT – totalizando 32 tenistas em busca do título.

Entre os mais bem posicionados no circuito internacional que jogarão em Foz do Iguaçu estão o argentino Juan-Pablo Villar (412º), o brasileiro Thales Turini (573º) e o italiano Giorgio Portaluri. Eles já têm vaga garantida pois são os mais bem ranqueados entre os inscritos.

Mundial Future

O 3º Cataratas do Iguaçu Open de Tênis – Mundial Future será realizado de 22 a 28 de novembro no CITI e vai distribuir US$ 10 mil em premiação. O Future é o quinto nível em importância de torneios no circuito mundial, atrás dos Grand Slans, Masters Series, International Series e Challenger, e vale pontos para o ranking da ATP.

O torneio é uma realização da Associação de Tenistas de Foz do Iguaçu (Atefoz), com organização da Confederação Brasileira de Tênis (CBT) e supervisão da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP) e da Federação Internacional de Tênis (ITF). A Itaipu Binacional é patrocinadora oficial do evento.

SERVIÇO:

3º Cataratas do Iguaçu Open de Tênis – Mundial Future

15 a 17/11 – 1º CNIP (Campeonato Nacional de Incentivo ao Profissionalismo)

17 a 19/11 – 2º CNIP (Campeonato Nacional de Incentivo ao Profissionalismo)

20 e 21/11 – Qualifying

22 a 28/11 – Chave principal

www.cataratasopen.com.br