Observatório Social quer conquistar prêmio nacional de boas práticas pelo terceiro ano
Trabalho inscrito pede que mais dinheiro de licitações públicas fique em Foz do Iguaçu. Comunidade pode votar clicando no vídeo; acesse-o.
Observatório Social já venceu o prêmio nacional em 2019 e 2021. Foto: Assessoria
O Observatório Social do Brasil em Foz do Iguaçu (OSB – FI) concorre ao 5.º Prêmio Nacional de Boas Práticas, iniciativa que avalia e reconhece trabalhos de entidades de controle social de todo o país. A instituição iguaçuense postula a terceira conquista, tendo já faturado as edições realizadas em 2019 e 2021.
Neste ano, o OSB – FI concorre com o trabalho “Acompanhamento de Compras Públicas”, a partir do sistema Inteligência de Dados Aplicados em Indicadores de Licitações (IDAIL). Desenvolvida em parceria com a NK Consultoria Financeira, que atua como voluntária, essa ferramenta identificou que somente 20% dos recursos de licitações municipais ficaram em Foz do Iguaçu em 2020.
O resultado foi levado pelo Observatório Social a instituições públicas, empresariais e da sociedade civil, a fim de formar alianças para reverter esse quadro. Os dados serviram de sustentação para alterar a legislação municipal, já em vigor, que dá vantagem competitiva a micros e pequenas empresas iguaçuenses nos certames.
A comunidade pode ajudar o Observatório Social. É bem simples: basta abrir o vídeo no YouTube, disponível abaixo, e dar um like (gostei) até 29 de agosto. Na primeira etapa, serão selecionados os conteúdos com mais interações. Depois, a escolha dos vencedores será técnica, com base em critérios como impacto social e potencial de replicação nas cidades.
Acesse o vídeo e vote:
“Contamos com participação do cidadão iguaçuense porque, ao votar, ele estará avalizando o pleito, pedindo para que mais dinheiro das licitações permaneçam em nossa cidade, gerando emprego e renda aqui”, destaca o presidente do Observatório Social, Jaime Nascimento. “São vozes que se somam em torno dessa bandeira, que beneficia todos”, frisa.
De acordo com o dirigente da entidade, que atua como controlador social voluntário, os dados do IDAIL são utilizados para demandar políticas públicas e ações governamentais para aumentar o número de empreendedores iguaçuenses participando e vencendo as licitações. Maior volume de recursos na cidade reflete em oportunidades para a população.
“Por sua eficácia e importância do tema, estamos compartilhando essa ferramenta e a metodologia com outros observatórios sociais brasileiros”, revela. “Incentivar a economia local e valorizar o papel dos empreendedores da cidade no desenvolvimento são compromissos do Observatório Social”, declara Jaime Nascimento.
Entrega do prêmio em Foz
Neste ano, o 5.º Prêmio Nacional de Boas Práticas tem um simbolismo adicional para os controladores sociais do município, já que os vencedores serão reconhecidos durante evento em Foz do Iguaçu. A cidade foi escolhida para sediar, de 29 de agosto a 1.º de setembro, o 6.º Congresso Pacto pelo Brasil Presencial e 13.º Encontro Nacional dos Observatórios Sociais.
Com uma ampla programação, abordando transparência, combate à corrupção, educação fiscal e eficiência na gestão dos gastos públicos e na prestação de serviços à população, os eventos simultâneos deverão reunir cerca de 500 participantes de todo o Brasil. Os palestrantes e convidados são referências nacionais e internacionais em suas áreas.
Acompanhe o trabalho
Site: fozdoiguacu.osbrasil.org.br
Redes sociais: facebook.com/osbfozdoiguacu e instagram.com/osbfozdoiguacu
E-mail: fozdoiguacu@osbrasil.org.br
Telefone: (45) 98823-5350 (WhatsApp) e 3198-9185