Moradores de Foz destacam qualificação com o Pronatec/Cultura
Formatura será nesta sexta-feira, às 19h30, na Fundação Cultural A primeira turma do Pronatec/Cultura em Foz do Iguaçu é composta por jovens e adultos com trajetórias diferentes entre si, mas que neste fim de ano compartilham um sentimento em comum: conquista. São produtores e agentes culturais que ampliaram seus objetivos de trabalho após fazer a […]
Formatura será nesta sexta-feira, às 19h30, na Fundação Cultural
A primeira turma do Pronatec/Cultura em Foz do Iguaçu é composta por jovens e adultos com trajetórias diferentes entre si, mas que neste fim de ano compartilham um sentimento em comum: conquista. São produtores e agentes culturais que ampliaram seus objetivos de trabalho após fazer a capacitação profissional neste ano.
Eles concluíram formação para atuar nas funções de Agente Cultural, Organizador de Eventos, Maquiador, Contador de História e Vitrinista. O esforço de cada um será coroado na solenidade de certificação às 19h30 desta sexta-feira (13), na Sala Antonio Cabral de Mendonça, na Fundação Cultural.
A qualificação pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego na área de cultural visa contribuir para fomentar a economia criativa e o meio artístico. Em Foz, a capacitação é resultado de uma parceria da Fundação Cultural com o Ministério da Educação, o Ministério da Cultura, o Instituto Federal do Paraná e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
Formandos – Morador do bairro Três Bandeiras, Martin Alberto Smaniotto, 28 anos de idade, é um dos formandos desta primeira fase do Pronatec/Cultura em Foz. Ele destaca que a formação em Organizador de Eventos atingiu a expectativa. “Gostei muito da qualificação porque aumentou minha bagagem de conhecimento e aprendizagem.
Com certeza vai gerar novas oportunidades para mim”, afirmou. A autônoma Barbara Pereira Valadão, 41 anos, trabalha com decoração e maquiagem. Ela destaca que o curso de Maquiadora foi excelente, abrangendo lições para a área da moda, eventos e artística. “As aulas seguiram a tendência do mercado profissional. Vai me ajudar a ampliar a prestação do meu serviço”, contou a moradora do centro da cidade.
Já a comerciária Rita Bonemann, 28 anos, trabalha como decoradora de vitrines visando aliar informação, estética e desgin. “Aprendi bastante, ampliando meu conhecimento nessa área. Além das informações em sala de aula, ganhamos um livro muito bom, com muitas dicas, que agora é minha leitura diária. Sempre leio algumas páginas para aplicar em meu trabalho”, disse a moradora do Jardim São Paulo.
O trabalhador Antonio Fernandes da Silva, por sua vez, está mais confiante após concluir o curso de Contador de Histórias. Ele tinha medo de falar em público, de contar uma história de forma envolvente, com começo, meio e fim. “Muitas vezes eu me perdia pela narrativa, agora já consigo até improvisar para recuperar o fio da meada”, brincou o senhor de 45 anos, do bairro Três Bandeiras.
Os cursos formam em duas modalidades: técnico (duração mínima de um ano) e formação inicial e continuada (carga-horária mínima de dois meses). A solenidade de formatura da primeira turma de alunos do Pronatec/Cultura em Foz do Iguaçu é aberta a toda a comunidade, mediante a confirmação de presença através dos seguintes contatos: (45) 2105-1308 e pelo e-mail fundacaoculturalfoz@hotmail.com.
PRONATEC – Mantido pelo MEC e o MinC, o projeto tem como objetivo potencializar a oferta de educação profissional e fortalecer em todo o país. O Pronatec também busca promove a elevação da escolaridade e a inserção dos jovens no mercado de trabalho. Todas as atividades do programa são gratuitas e acontecem em escolas e universidades públicas ou nas instituições do chamado “Sistema S” (Senac, Sesc, Senat, Senai).
SERVIÇO
Formatura Pronatec/Cultura Solenidade de certificação
Data: 13/12 (sexta-feira)
Horário: 19h30
Local: Sala Antonio Cabral de Mendonça
Fundação Cultural de Foz do Iguaçu