A conversão de luz solar em energia elétrica reduzirá a emissão de duas toneladas de gás carbônico por ano

A implantação de um modelo de gestão voltado para a sustentabilidade e o respeito ao meio ambiente levou o BEST WESTERN Tarobá Hotel a promover investimentos para transformar luz solar em energia elétrica. Com a instalação do sistema de geração de energia por meio de placas fotovoltaicas, o hotel em Foz do Iguaçu reduz as despesas e contribui para conservação da natureza.

Com a produção mensal de 1.850 kWh de energia limpa e renovável, o hotel deixará de emitir na atmosfera duas toneladas de gás carbônico por ano, substância química associada ao efeito estufa. O sistema fotovoltaico do BEST WESTERN Tarobá Hotel possui 60 placas, instaladas em uma área de 100 m². As placas de captação têm durabilidade mínima de 25 anos e o retorno do investimento está previsto em 6,7 anos.

O gerente-geral do BEST WESTERN Tarobá Hotel, Mauro Sebastiany, informa que a opção pela geração de energia solar reflete a responsabilidade social e ambiental do estabelecimento. Para o gestor, o conceito de atendimento de qualidade adotado pelo hotel é mais amplo que a visão limitada à entrega de produtos e serviços aos clientes. É preciso garantir conforto e comodidade na hospedagem e ao mesmo tempo ter compromisso ético e coletivo.

“Nosso hóspede exige excelência durante a estada, isso inclui serviços de qualidade que garantam o seu bem-estar e as boas práticas do hotel para proteger o meio ambiente”, explica Mauro Sebastiany. Para ele, a sustentabilidade é um desafio para a hotelaria. “A preocupação dos hóspedes com a natureza é cada vez maior e isso influencia a escolha pelo meio de hospedagem”, conclui o gerente do BEST WESTERN Tarobá Hotel.

Pioneirismo

O BEST WESTERN Tarobá Hotel é um dos primeiros hotéis do Brasil três estrelas a implantar o sistema de produção de energia solar fotovoltaica. No país, são poucos os estabelecimentos nesta categoria a investir em infraestrutura para gerar energia a partir do sol. Nem mesmo o Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem do MTur (Ministério do Turismo) exige de hotéis três estrelas a adoção desta tecnologia.

O BEST WESTERN Tarobá Hotel é o único meio de hospedagem de Foz do Iguaçu a utilizar as placas fotovoltaicas. “Esse pioneirismo reflete o compromisso do hotel com a sustentabilidade. O investimento na captação de energia limpa e renovável acompanha um conjunto de medidas, como o gerenciamento de resíduos e o treinamento da equipe com foco na redução e reciclagem”, diz Mauro Sebastiany.

Funcionamento

As placas fotovoltaicas foram instaladas no terraço do hotel. Por meio de cabos elétricos, as placas estão conectadas ao inversor fotovoltaico, dispositivo eletrônico que transforma a corrente contínua em alternada, atendendo aos padrões elétricos do estabelecimento. Este equipamento também faz o monitoramento da produção de energia e a proteção de todo o sistema gerador, em caso de falha operacional.

De acordo com o engenheiro eletricista Luiz Ricardo Colman, responsável pela instalação do sistema fotovoltaico no BEST WESTERN Tarobá Hotel, a energia produzida irá proporcionar economia em uma parte da área coletiva do hotel. Será alimentada a demanda de iluminação, aparelhos de ar condicionado e demais equipamentos. A produção anual de energia provida pelo sistema fotovoltaico representará 3% de todo o consumo anual do hotel.

BEST WESTERN Tarobá Hotel

Rua Tarobá, 1.048, Centro, Foz do Iguaçu, Paraná

Fone: (45) 2102-7700

E-mail: reservas@hoteltarobafoz.com.br

http://www.hoteltarobafoz.com.br

FOTOS PARA A MATÉRIA