Henrique Alves defende Foz como “área especial de interesse turístico”
Ministro do Turismo participa de abertura do Festival de Turismo das Cataratas O ministro do Turismo, Henrique Alves, anunciou que apresentará uma proposta para definir “áreas especiais de interesse turístico” no Brasil, durante a abertura do Festival de Turismo das Cataratas, nesta quarta-feira, 17. Diante do salão lotado de lideranças e profissionais do setor, ele […]
Paulo Angeli, coordenador do festival - Foto Marcos Labanca
Ministro do Turismo participa de abertura do Festival de Turismo das Cataratas
O ministro do Turismo, Henrique Alves, anunciou que apresentará uma proposta para definir “áreas especiais de interesse turístico” no Brasil, durante a abertura do Festival de Turismo das Cataratas, nesta quarta-feira, 17. Diante do salão lotado de lideranças e profissionais do setor, ele assegurou que Foz do Iguaçu será a primeira cidade contemplada dentro da lei.
Alves afirmou que o objetivo é oferecer condições diferenciadas para as áreas abrangidas pela lei, com uma legislação tributária e ambiental mais simples, com segurança jurídica e benefícios para investimentos. “Se a lei for aprovada, a primeira área configurada, por justiça, por respeito à natureza, será Foz do Iguaçu”, disse.
Além de destacar os atrativos turísticos do Destino Iguaçu, ele assumiu o compromisso de defender junto ao ministro da Fazenda, Joaquim Levy, a manutenção da cota de compras no exterior em US$ 300 nas fronteiras terrestres, fluviais e lacustres. “Vou tentar convencê-lo da importância do turismo para geração de emprego e renda”, completou.
O governo federal também esteve representado pelo presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, que destacou a liderança de Foz entre as não capitais no Ranking 2013 do Índice de Competitividade do Turismo Nacional. “É uma posição conquistada por mérito. Foz desenvolveu capital social, tem uma comunidade interessada e chegou a um nível de consciência muito alto sobre a importância do turismo”, afirmou.
A ministra do Turismo do Paraguai, Marcela Bacigalupo, por sua vez, enalteceu a irmandade entre os países do Mercosul na promoção dos atrativos turísticos. “Como vizinhos e irmãos, realizamos reuniões e definimos, através deste festival, ações conjuntas para a promoção das nossas atrações.”
Potencial – O secretário estadual do Esporte e do Turismo, Douglas Fabrício, ressaltou a criação do selo comemorativo “Centenário do Turismo do Paraná”, em alusão à defesa de Santos Dumont em prol da criação do Parque Nacional do Iguaçu em 1916. Já o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Jorge Samek, enfatizou: “Foz e região estão preparadas para ampliar a parceria com o governo federal”.
O prefeito de Foz do Iguaçu, Reni Pereira, aproveitou o momento para agradecer as parcerias com o governo federal e estadual que resultaram na licitação que definiu a Cataratas do Iguaçu S/A como a empresa responsável pela revitalização do Complexo Turístico das Américas. “E agora aprovamos o edital para concessão do Centro de Convenções”, completou.
Por fim, o coordenador do FIT Cataratas, Paulo Angeli, destacou que o festival foi construído por muitas mãos ao longo dos seus dez anos. “Muitas pessoas o entenderam como uma ferramenta de divulgação do destino e de geração de negócios. Hoje o festival é um dos maiores do Brasil, acompanhado do maior fórum científico do país, entre tantas outras grandes ações conjuntas”, resumiu.
FIT Cataratas – O 10º Festival de Turismo das Cataratas será realizado de 17 a 19 de junho, no Rafain Palace Hotel & Convention Center, em Foz do Iguaçu. É uma realização da Secretaria Municipal de Turismo, com organização da De Angeli Feiras & Eventos, com o apoio estratégico do Ministério do Turismo e Paraná Turismo e patrocínio da Itaipu Binacional, Sebrae Nacional, Fecomércio Paraná e Fundo Iguaçu.