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Promovido pela Câmara Técnica de Educação do Codefoz, evento acontece até 23 de setembro na Unioeste/Foz

Com o objetivo de debater e promover ações e intercâmbios voltados para a valorização da atividade docente, a Câmara Técnica de Educação do Codefoz (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu) promove o 1º Encontro do Fórum Trinacional de Licenciaturas. Aberto para a participação gratuita da comunidade, o evento acontece de 21 a 23 de setembro, no auditório da Unioeste/Foz.

O encontro reunirá professores e estudantes de todos os níveis de ensino, pesquisadores e representantes de entidades governamentais e da sociedade civil. O Fórum de Licenciaturas se desenvolverá mediante conferências, palestras e mesas temáticas, apresentadas por professores e profissionais da educação de instituições de ensino superior das Três Fronteiras e convidados de universidades como a USP, PUC/RS, Udesc, UFSC, UEM e CEB/Assunção (Paraguai).

O temário do fórum abrange seis eixos: 1) Estratégias educativas para a formação e o exercício da cidadania; 2) Valorização social do professor; 3) Desafios e possibilidades nas práticas docentes; 4) Integração curricular; 5) Licenciatura na Tríplice Fronteira; e 6) Políticas afirmativas de inclusão. A plenária do encontro aprovará a Carta de Foz do Iguaçu, conjunto de propostas que será encaminhada para os estabelecimentos de ensino e órgãos educacionais.

Integrante da comissão organizadora, Ana Zuccaro enfatiza a importância da participação da comunidade no fórum. “A educação é assunto em que toda a sociedade precisa se envolver, por ser um instrumento estratégico para combater as desigualdades”, reflete. “Um professor preparado na licenciatura terá condições de trabalhar a formação humana e a reflexão crítica de seus alunos para o enfrentamento dos desafios sociais”, complementa.

Educação nas Três Fronteiras

O 1º Encontro do Fórum Trinacional de Licenciaturas aprofundará a reflexão sobre a relação entre a qualidade das licenciaturas e a melhoria da educação básica no contexto de fronteira. “Quanto maior a integração possibilitada pela formação, intercâmbios e trocas de conhecimentos durante a licenciatura, melhor será a qualidade da educação básica”, afirma a professora Francisca Paula Soares, docente da Unila e uma das organizadoras do evento.

A professora também destaca o tema da integração linguística nas Três Fronteiras, com base nos idiomas espanhol, guarani e português, como forma de fomentar a diversidade de saberes e culturas. “As licenciaturas devem romper com o preconceito linguístico e valorizar as três línguas faladas na região. Essa é uma especificidade da fronteira que também será discutida no fórum”, explica Francisca.

Organização

O Fórum Trinacional de Licenciaturas é uma instância permanente promovida pela Câmara de Educação do Codefoz, que visa a contribuir para a melhoria da qualidade da educação em todos os níveis. O colegiado congrega diversas instituições e atores sociais das Três Fronteiras, promovendo iniciativas para qualificar e dar visibilidade pública à formação inicial de professores e promover a valorização da licenciatura.

O 1º Encontro do Fórum Trinacional de Licenciaturas é resultado da parceria entre as instituições de ensino superior públicas e privadas com atividades na região da Tríplice Fronteira, NRE de Foz do Iguaçu (Núcleo Regional de Educação), Smed (Secretaria Municipal de Educação), DRF (Delegacia da Receita Federal em Foz do Iguaçu) e Codefoz.

A comissão organizadora do Fórum Trinacional de Licenciaturas é formada por Ana Cristina Zuccaro Wajsman (Receita Federal), Aline Albuquerque (Codefoz), Catarina Costa Fernandes (Unila), Claudimery Chagas (UDC), Edna Rubio (Codefoz), Francisca Paula Soares Maia (Unila), Josimar Paiva Espíndola (Codefoz), Luis Alvarado Prada (Unila) e Vanessa Gabrielle Woicolesco (Unila).

1º Encontro do Fórum Trinacional de Licenciaturas

Quando: 21, 22 e 23 de setembro de 2016

Onde: Unioeste/Foz

Programação e inscrições: http://seminarioeduc2016.wixsite.com/unila

Contato: (45) 3520-4305 e 9920-0800 (Ana Zuccaro)