Os trabalhos vencedores do 8º Fórum Internacional de Turismo do Iguassu foram anunciados na sexta-feira, 6, no encerramento do Festival de Turismo das Cataratas. A edição deste ano, com o tema “Turismo na Natureza”, bateu o recorde de participação, com 143 trabalhos inscritos e 108 selecionados para apresentação.

O primeiro lugar na categoria Artigos Científicos ficou para Alexandre Neumayr, da Univali, com “O transporte aéreo de passageiro: os principais acontecimentos que marcaram o desenvolvimento da atividade no Brasil”. O segundo lugar foi para Ana Paula Farias e Poliana Fabiula Cardozo, da Unicentro, com “Turismo de experiência: uma possibilidade nos atrativos turísticos da usina hidrelétrica de Itaipu em Foz do Iguaçu”.

Dentro da categoria Resumo Expandido, o primeiro lugar foi para Silvia Cecilia Silvera Pino e Melise de Lima Pereira, da FURGS, com “Proposta de mensuração da qualidade dos serviços da hotelaria no Chuí, RS”. O segundo lugar ficou com Paula Pires Camargo Silveira, Ana Lúcia Olegário Saraiva e Ednei Luís Brecher, da IFRS, com “Por favor, uma informação, quem são os guias de turismo do litoral norte gaúcho: resultados parciais”.

As premiações foram de R$ 2 mil e R$ 1 mil, para o primeiro e segundo lugar, nas categorias: Artigo Científico e Resumo Expandido. Todos os artigos científicos aprovados no fórum terão o ISSN (Número Internacional Normalizado para Publicações Seriadas) nos anais publicados on-line na página eletrônica do evento. O endereço para acessar os anais das publicações é http://migre.me/jI53u.

O presidente da comissão organizadora do fórum, Francisco Antonio dos Anjos, da Univali, destacou o caráter nacional do evento, que recebeu trabalhos de várias partes do Brasil. Também agradeceu a parceria à Unioeste, na figura da coordenadora do Comitê Científico local, Rosislene de Fátima Fontana, e ao Festival de Turismo das Cataratas, na figura do coordenador, Paulo Angeli.

“Transformamos o fórum numa referência para a graduação no Brasil. É o evento que melhor representa a diversidade do turismo no país. Já convido a todos para participar da próxima edição, cujo tema será ‘Competitividade e Desenvolvimento Econômico’”, afirmou Anjos. Segundo Rosislene, “além de recorde de trabalhos, todas as palestras estavam lotadas. Estamos muito felizes”.

O coordenador do Festival de Turismo das Cataratas, Paulo Angeli, frisou que o fórum é o maior evento científico do Brasil graças à confiança da comunidade acadêmica, que participa com trabalhos de qualidade. “É uma oportunidade única de fazer um link da academia com o mercado. Isso acontece pela credibilidade da Univali e da Unioeste, a quem agradeço a parceria.”

O evento – O Fórum Internacional de Turismo do Iguassu foi promovido pelos cursos de mestrado e doutorado em Turismo e Hotelaria da Univali (SC) e graduação em Hotelaria e em Turismo da Unioeste (PR), com o apoio institucional da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), do Ministério da Educação.

FIT nas redes
Site: www.festivaldeturismodascataratas.com
Facebook: facebook.com/festurdascataratas
Twitter: twitter.com/ficataratas
Instagram: instagram.com/fitcataratas
Google+: http://goo.gl/f3FO5n