Novas experiências, serviços e tecnologias desenvolvidas em Fernando de Noronha tornam o arquipélago ainda mais surpreendente para visitantes e moradores. A ilha e o Parque Nacional Marinho Fernando de Noronha (PARNAMAR – FN) ganharam diversos investimentos. Eles vão desde novas estruturas para receber melhor os turistas a projetos de sustentabilidade energética.

 

SOBRE A ECONORONHA
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Novas experiências, serviços e tecnologias desenvolvidas em Fernando de Noronha tornam o arquipélago ainda mais surpreendente para visitantes e moradores. A ilha e o Parque Nacional Marinho Fernando de Noronha (PARNAMAR – FN) ganharam diversos investimentos. Eles vão desde novas estruturas para receber melhor os turistas a projetos de sustentabilidade energética.

 As mudanças são perceptíveis e buscam ajudar o destino turístico a oferecer ainda mais comodidade, segurança e conforto aos seus visitantes. Para o blogueiro Ricardo Freire que já esteve na ilha em diferentes momentos, as transformações já iniciadas no parque e na rede de pousadas, estão aprovadas e ajudarão no ordenamento do turismo na ilha.  

“Gostei muito do que vi. As trilhas do Golfinho e do Sancho ficaram espetaculares. A vinda da Econoronha vai contribuir para a visitação e turismo no arquipélago. Gosto muito do trabalho que a empresa já realiza no Parque Nacional do Iguaçu. Foi uma ótima decisão trazer este apoio para Fernando de Noronha”, revelou Freire, responsável pelo blog Viaje na Viagem.

 Sucesso – No PARNAMAR – FN as mudanças visíveis começaram com a entrega de trilhas suspensas e mirantes que promovem maior conforto e segurança. A obra foi realizada pela Econoronha, empresa vencedora da licitação para controlar a visitação de turistas na unidade. Para Pablo Morbis, gerente da concessionária, o segredo deste trabalho que desperta a atenção dos turistas é fruto de planejamento e diálogo.

“A empresa conversa bastante com os ilhéus, o ICMBio, setores do turismo e de meio ambiente de Noronha. Além disso estamos em contato direto com turistas do Brasil e do exterior colhendo informações e sugestões. Sempre frisamos que nosso objetivo é melhorar a qualidade da visitação com menor impacto ambiental, ajudando a preservar a unidade de conservação e aumentando a satisfação do nosso visitante”, destacou Pablo.

Gestão – A frente da administração local, Romeu Baptista tem se desafiado a melhorar a estrutura da ilha. Um dos projetos é municiar o distrito com energia verde. O Veículo Elétrico capitaneado pela Itaipu Binacional é uma destas iniciativas. Um Palio Weekend movido a energia elétrica está em uso na ilha pelo governo noronhense.  

Segundo Romeu, o carro é muito bom. Ele é apenas um primeiro passo de um projeto maior. Queremos substituir no futuro de 20 a 40% a matriz energética da ilha. “Para isso temos diversos parceiros como a Itaipu Binacional, parceira de primeira, entre outras empresas do setor elétrico e universidades”, afirmou. Já o mecânico da ilha, Jorge Vieira da Costa, comenta que o “carro é excelente, econômico e não polui”.

 Energia verde – De acordo com Celso Novais, coordenador do carro elétrico no Brasil, o objetivo do grupo de trabalho é de utilizar energia 100% renovável. “A meta é substituir aos poucos em Fernando de Noronha a queima de combustível fóssil, hoje utilizado na ilha, por energia verde, 100% renovável. Queremos criar um banco de baterias de sódio para armazenar a energia captada por turbinas eólicas e painéis solares”.

Pousadeiros – Atualmente Fernando de Noronha possui excelentes pousadas e leitos a altura do atrativo mundial. “No passado a ilha tinha muitas pousadas domiciliares, onde as famílias dividiam espaços com os turistas. Isto não é mais a realidade de Noronha. Hoje a maioria das pousadas possuem condições para agradar diferentes gostos”, informou Pedro Henrique, presidente da Associação dos Pousadeiros de Fernando de Noronha.

Preferência nacional – As entidades, empresas, conselhos da comunidade e governo da ilha tem o desafio de atender cada vez melhor os visitantes. Pesquisa realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) em outubro e divulgada pelo Ministério do Turismo aponta que 13,3% das pessoas entrevistadas almejam conhecer a ilha. O estudo demonstra também que quanto maior a renda dos viajantes, maior o interesse pelo destino. 

 Cataratas do Iguaçu S/A – A concessionária foi criada para incentivar o turismo em unidades de conservação no Brasil e ajudar a preservar suas belezas naturais. É uma empresa 100% brasileira, com tecnologia única na administração de serviços turísticos no Parque Nacional do Iguaçu (PR), no Parque Nacional Marinho Fernando de Noronha (PE) e no Parque Nacional da Tijuca (RJ). Já são doze anos de experiência em gestão ambientalmente correta. A Cataratas do Iguaçu S/A é um modelo para o país.
 

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