escritor pedro granados - foto urea cunha“Escrever no interior do Brasil é escrever sobre
algo mais perto da gente”, afirma Carbonera

Um dos grandes diferenciais da 9ª Feira Internacional do Livro de Foz do Iguaçu foi a presença dos escritores iguaçuenses. A programação envolveu cerca de 70 autores da cidade, com uma programação bem variada, desde lançamentos de livros a exposição de obras fundamentais, além de debates, palestras e rodas de conversa.

Os iguaçuenses protagonizaram importantes discussões sobre a literatura e a cultura através de eventos ligados a suas obras. Além disso, ao longo de toda a feira ocorreu o intercâmbio com autores de outras cidades ao ocupar o papel de mediadores dos debates com seus colegas de fora, inclusive estrangeiros (em especial do Paraguai e da Argentina).

Entre os escritores da terra, está o professor Ildo Carbonera, que lançou a sua décima quinta obra, “Velhos textos presentes – Crônicas e pequenos ensaios”. Trata-se de uma coletânea de textos publicados no jornal A Gazeta do Iguaçu nos anos 90 sobre o cotidiano da comunidade. Histórias marcadas pela irreverência e ironia peculiares do professor da Unioeste.

Em sua exposição, Carbonera apimentou a conversa sobre a importância dos autores locais fora das capitais. Escrever em cidades do interior do Brasil é mexer com as coisas que são pequenas e simples. É algo mais perto da gente, mais humilde, mais próximo deste mundo. “Universalizar o espírito, mas com uma atuação local”, comparou o escritor.

Diálogo – Esse formato da programação permitiu o contato direto entre amantes das letras, criando uma interação única e aprofundando o conhecimento em torno da produção literária. Carbonera, por exemplo, mediou o debate com João Gilberto Noll, escritor gaúcho que lançou o livro “Solidão Continental”. O professor levantou indagações e reflexões sobre a literatura deste que é considerado uma das referências do assunto no país.

Ampla – A 9ª Feira Internacional do Livro de Foz do Iguaçu abriu espaço para autores iguaçuenses ligados as instituições de ensino (Unila, Unioeste, Centro Universitário Dinâmica, Cesufoz, Unifoz e Uniamérica). Também estiveram representados a Academia de Letras de Foz do Iguaçu,
Centro de Direitos Humanos e Memória Popular, Ação Poética Três Fronteiras, Projeto Panambi, Colégio Bertoni, bem como autores sem vínculo direto com entidades ou instituições de ensino.

Organização – A 9ª Feira Internacional do Livro é promovida pela Prefeitura de Foz do Iguaçu, por meio da Fundação Cultural e da Secretaria Municipal de Educação. O encontro literário tem o apoio da Itaipu Binacional, Biblioteca Pública do Paraná, Secretaria Municipal de Turismo, Núcleo de Livrarias, Parque Tecnológico Itaipu, Unila, Unifoz, Uniamérica, Cesufoz, UDC, Ceaec, Colégio Bertoni e Colégio Estadual Bartolomeu Mitre.

9ª Feira Internacional do Livro
Data: de 30 de agosto a 8 de setembro
Local: Praça das Nações (Mitre)
www.facebook.com/feirainternacionaldolivro
www.feiradolivrofoz.com.br