Conheça as vantagens de digitalizar arquivos, como eliminar papéis,
preservar materiais e encontrar informações mais rapidamente

Com o passar dos anos, pessoas e empresas acumulam papéis dos mais diversos tipos, muitos dos quais precisam ser arquivados por um longo período. O resultado é a constituição de um arquivo em algum cômodo da casa ou do escritório, o qual se degrada com o tempo. Outra desvantagem de manter documentos no papel é na hora de procurar alguma informação. Mesmo que haja uma boa organização, é inevitável folhear páginas e páginas — um processo demorado e até insalubre.

 Hoje em dia não há por que se prender à papelada. Uma solução inteligente para facilitar a vida é a digitalização de documentos, fotos, jornais, revistas e outros materiais impressos. Ou seja, substituir arquivos em papel por material digital, que pode ser armazenado em computadores e em mídias removíveis, como pendrives e CDs.

O jornalista Aluizio Palmar optou pela digitalização e não se arrepende. “Ao longo de minha vida juntei papéis, e à medida que o tempo foi passando esses papéis, memórias catadas aqui e acolá, foram se avolumando, ocupando espaços em gavetas, caixas e pastas”, contou. Por mais que ele tivesse organizado o material, a busca por determinada informação durava horas. “Organizei arquivos com fichinhas e tudo mais que pudesse me ajudar a localizar documentos, mas mesmo assim perdia um tempo precioso.”

A exemplo de Palmar, a psicóloga Pâmella Streb também prefere digitalizar os seus arquivos. Ela destaca que essa alternativa tornou o transporte de materiais mais prático. “Optei por digitalizar meus arquivos porque, além de ser mais fácil de eu fazer pesquisas via laptop, é mais fácil de eu levar os documentos de um lugar para outro”, afirmou. 

Pâmella trocou centenas de papéis de trabalho e fotos pessoais por um pendrive. “A digitalização também me auxiliou a otimizar o espaço físico do apartamento onde moro, pois me desfiz de diversas pastas e álbuns grandes de fotografias, os quais ocupavam bastante espaço. Além disso, pude usufruir mais todas as fotos, que estão em porta-retratos digitais.”

Os dois profissionais utilizaram os serviços da Grampo Comunicação, empresa de assessoria de imprensa que agregou a digitalização de arquivos a suas atividades há dois anos. Segundo o jornalista, ele encontrou a solução que procurava: “Resolvi meu problema ao entregar meu arquivo para a Grampo Comunicação, que digitalizou a papelada. Agora os documentos estão preservados, organizados e facilmente localizáveis”, ressaltou.

A psicóloga também ficou satisfeita com o resultado do serviço. “O trabalho prestado foi de extrema qualidade e profissionalismo, por conter informações pessoais, como fotografias e anotações, as quais foram tratadas de forma sigilosa e ética”, disse.

Grampo Comunicação — Pioneira na digitalização de arquivos em Foz do Iguaçu e região, o trabalho mais conhecido da empresa nessa área é o Projeto Nosso Tempo Digital, que consistiu na digitalização integral de 387 edições do Jornal Nosso Tempo, periódico que combateu a ditadura militar e foi o porta-voz da população do Oeste e Sudoeste do Paraná entre 1980 e 1994. Para conhecê-lo, acesse: www.nossotempodigital.com.br.

Para outras informações sobre a digitalização de arquivos e fotos, entre em contato com a empresa, pelo telefone (45) 3028-5304.