Equilíbrio e recorde de inscritos marcam Meia das Cataratas neste domingo
Prova terá alguns dos principais atletas do circuito e contará pontos para o ranking nacional A 6ª Meia Maratona das Cataratas do Iguaçu – “Troféu 100 Anos Corpo de Bombeiros do Estado do Paraná”, válida pela 11ª etapa do ranking da Confederação Brasileira de Atletismo de Corredores de Rua de 2012, será disputada neste domingo […]
Prova terá alguns dos principais atletas do circuito e contará pontos para o ranking nacional
A 6ª Meia Maratona das Cataratas do Iguaçu – “Troféu 100 Anos Corpo de Bombeiros do Estado do Paraná”, válida pela 11ª etapa do ranking da Confederação Brasileira de Atletismo de Corredores de Rua de 2012, será disputada neste domingo (8) em Foz do Iguaçu. A prova bateu o recorde do número de participantes entre suas edições, com mais de 2.300 inscritos de diversas cidades brasileiras e do exterior. Grandes nomes da elite do atletismo prometem uma corrida muito acirrada.
Paulo Roberto de Almeida Paula fez preparação em Cochabamba, na Bolívia, e veio a Foz do Iguaçu de olho na Olimpíada de Londres. Paulo será um dos representantes brasileiros na maratona olímpica. “É uma pressão levar o nome do Brasil nos Jogos, mas estou tranquilo”, afirmou. Perguntado se poderia “aliviar” na prova de domingo para se poupar, foi direto: “Vou entrar forte nessa corrida, não entro para brincar. Por volta dos dez quilômetros, se eu sentir que o ritmo está bom, vou forçar”, avisou.
Para Damião Ancelmo, vencedor da edição de 2010, o nível dos corredores vai exigir mais para conseguir um bom resultado. “Este ano eu acho que consigo ter uma performance melhor que em 2011, e essa mudança no percurso pode ajudar a fazer a prova num tempo melhor”, previu Damião, vencedor da etapa de Campo Grande do Circuito Caixa.
Uma das favoritas na categoria feminina, a atual bicampeã Dorcas Kiptarus destacou o nível das concorrentes. “Vai ser uma prova difícil, e vou fazer meu melhor, como nos anos anteriores”, garantiu a queniana, que também detém o recorde da corrida (1h13min31s), registrado em 2011.
Marily dos Santos afirmou estar em forma para brigar pela primeira posição. A baiana foi vice nas três últimas edições da Meia das Cataratas e conseguiu a vitória na Maratona de São Paulo, em junho. “Tive um desgaste grande na maratona, mas descansei bem nos últimos dez dias. Já estou mais ambientada com o clima de Foz do Iguaçu e estou bem treinada”, disse a líder do ranking da CBAt.
A portuguesa Jéssica Augusto vai representar seu país na maratona dos Jogos Olímpicos e revelou que a Meia das Cataratas vai ser importante para manter o ritmo até Londres. “Conheci o percurso, e é bastante difícil, mas nada que o povo português não esteja acostumado, como enfrentar dificuldades”, brincou. Quanto ao clima frio, a atleta não vê problema. “O clima é parecido com o que temos em Portugal, então não será obstáculo.”
Organização comemora crescimento da corrida
Para o chefe do Parque Nacional do Iguaçu, Jorge Pegoraro, “a Meia Maratona das Cataratas vem crescendo, e este ano chegou nesse nível maravilhoso. Mudamos o percurso para melhorar ainda mais a prova, com o sentido de divulgar Foz do Iguaçu, o Parque Nacional, as Cataratas”, disse.
O gerente-geral da Concessionária Cataratas do Iguaçu S.A., Celso Florêncio, lembrou todo o trabalho realizado para o desenvolvimento da corrida. “É uma união de fatores que fizeram com que a prova chegasse à sexta edição neste estágio, com um grande número de inscritos e atletas de elite. Isso é muito gratificante”, afirmou.
Madrinha da Meia Maratona das Cataratas pelo segundo ano, a supercampeã Rosa Mota disse esperar uma grande disputa e elogiou a organização da corrida. “É um grande prazer estar em Foz do Iguaçu novamente e ser madrinha dessa prova. Aceitei voltar pela forma carinhosa como a organização trata os atletas. Existem muitas corridas, mas o que difere umas das outras é a maneira como os atletas são tratados”, declarou.
Já o diretor-técnico da corrida, Tadeu Natálio, destacou o equilíbrio entre os corredores. “A corrida terá alguns dos melhores atletas do circuito nacional e três que estarão na Olimpíada. O nível é bem alto, e a chance de quebra de recorde também”, analisou.
A realização da prova é da Concessionária Cataratas do Iguaçu S/A e do ICMBio — Parque Nacional do Iguaçu. A organização fica a cargo da Associação Procorrer de Incentivo ao Esporte e da Yescom.A promoção é da RPCTV, com patrocínio da Itaipu Binacional e apoio da Caixa Econômica Federal, Fundo Iguaçu, Power Ade, Fila, Duty Free Shop e Mabu Hotéis & Resort. A prova tem supervisão e certificação da Confederação Brasileira de Atletismo, Federação Internacional de Atletismo, e Associação Internacional de Maratonas e Corridas de Rua.
SERVIÇO
6ª Meia Maratona das Cataratas
“100 Anos Troféu Corpo de Bombeiros do Estado do Paraná”
Data: 8 de julho de 2012
Premiação: R$ 60 mil
www.meiamaratonadascataratas.com.br
Meia das Cataratas nas redes sociais
www.facebook.com/meiadascataratas
(Fotos: Marcos Labanca)