Um evento informal e emocionante que entrou para a história do Hotel Rafain Centro. Essa foi a característica da solenidade realizada no sábado pela manhã (6) para marcar os 30 anos da empresa. A data foi comemorada com o lançamento de um selo postal e a exibição de uma mostra fotográfica com alguns momentos importantes do hotel.

 

O casal Casemiro e Nelsa Rafain, responsável pela fundação do empreendimento, seus filhos e demais membros da família se reuniram com amigos, ex-funcionários, colaboradores e fornecedores para celebrar as três décadas de sucesso do hotel em Foz do Iguaçu.

 

O evento iniciou com a apresentação da mostra de fotografias e do material jornalístico que retratam o começo das obras, o crescimento, a atual estrutura e alguns hóspedes ilustres da empresa.

 

A exposição comoveu o público, que pôde lembrar-se de fases e acontecimentos históricos do Rafain Centro. A mostra está disponível no site www.rafaincentro.com.br/exposicao.

 

Também fez parte da cerimônia a entrega do certificado do Programa de Alimento Seguro (PAS), do Sebrae e Senac, atestando a qualidade da cozinha e dos produtos servidos no hotel. Em seguida ocorreu o lançamento do carimbo e do selo Rafain Centro 30 Anos.

 

A parceria firmada com os Correios garantirá a utilização do selo em todas as postagens realizadas na cidade durante dois meses. Uma réplica do objeto será arquivada no Museu Filatélico dos Correios em Brasília, e outra permanecerá na empresa hoteleira.

 

Depoimentos — A descontração do momento deu espaço para o relato de passagens vividas no decorrer da história. Seu Casemiro contou como superou a falta de recursos para mobiliar a empresa.

 

“O hotel estava pronto, mas tinha acabado o dinheiro e faltava comprar os móveis. Através de um amigo, consegui um empréstimo e mandamos vir a mobília. Em seis meses estava tudo pago, tamanho o movimento de turistas naquela época”, recordou.

 

Seu filho Adélcio acompanhou toda a construção da empresa e foi também o primeiro gerente. Ele demonstrou muita satisfação ao longo da solenidade e afirmou: “Se a gente fosse contar as histórias vividas dentro do hotel daria para escrever um livro. Mas é com muito orgulho que vemos as transformações da empresa até chegar ao ponto em que está hoje”.

 

Para Rosane, filha do casal pioneiro e esposa do atual diretor, Carlos Silva, celebrar as três décadas do hotel foi muito bom. “Acompanhei todo o desenvolvimento da empresa e hoje estamos aqui, graças a Deus, comemorando 30 anos. Desde o início trabalhamos em família, e isso deve continuar”, ressaltou.

 

O empresário Carlos Silva ficou satisfeito com a presença de pessoas que ajudaram a fazer a história do Rafain Centro. “Hoje temos aqui, além dos familiares e amigos, ex-funcionários que trabalharam muitos anos conosco e também fornecedores que estão desde o início da empresa. O dia é especial para todos nós”, declarou.

 

Promoção — Ainda na programação de aniversário o hotel sorteará um pacote turístico entre as pessoas que se inscreverem numa promoção especial. O felizardo receberá um pacote completo, com passagens aéreas, hospedagem, alimentação e passeios nos atrativos da cidade, além do Paraguai e da Argentina.

 

A promoção também vai sortear uma máquina fotográfica. É muito fácil participar, basta acessar www.rafaincentro.com.br/promocao e preencher um pequeno formulário. “Essa é uma iniciativa inédita para marcar os 30 anos”, afirmou o diretor do hotel, Carlos Silva.

 

Rede Versare — O hotel passará também a integrar a Rede Versare — iniciativa gaúcha que reúne 29 estabelecimentos no Rio Grande do Sul e no Amazonas. “O Rafain Centro será o único do Paraná a pertencer a essa rede. Ela integra as áreas comerciais das empresas, sem influenciar na administração. Essa parceria será boa para fortalecer a divulgação do hotel”, ressaltou o diretor.

Nessa perspectiva sobre o futuro, Carlos Silva aponta boas expectativas. “Esperamos continuar crescendo junto com a cidade, fortalecendo o turismo e as entidades da área, para mais pessoas virem a Foz. O hotel estará sempre atualizado e preparado para prestar ótimos serviços aos visitantes”, declarou.