Reunião ampliada define as próximas ações da greve (foto: Marcos Labanca).

Diante do impasse nas negociações com o governo sobre pontos importantes da pauta de reivindicações, os educadores do Paraná permanecem em greve por tempo indeterminado. Para os educadores, o momento é de ampliar e diversificar as ações do movimento em defesa da educação pública e de qualidade, envolvendo toda a sociedade neste debate.

Esta foi a decisão do Conselho Estadual da APP-Sindicato e do Comando de Greve,  reunidos no sábado (21), na cidade de Curitiba, com a presença de dirigente sindicais de todo o estado. Assim, devido à falta de clareza e inconsistência em torno de algumas propostas formuladas pelos representantes do governo, Durante as primeiras rodas de negociação, nem mesmo será chamada a assembleia da categoria para deliberação sobre os pontos discutidos até o momento.

Desta forma, para informar a categoria sobre a condução nas negociações e planejar as próximas ações da greve em Foz do Iguaçu e Região, a APP-Sindicato/Foz está convocando a reunião ampliada do Conselho Regional e do Comando Regional de Greve. Considerando a importância da pauta, o sindicato reforça o convite para que toda a categoria participe do encontro e contribua com propostas e encaminhamentos.

“Contamos com a presença de todos os educadores na reunião para definirmos de forma coletiva os próximos passos. Este momento é vital para a greve e contamos mais uma vez com o envolvimento de professores, pedagogos e funcionários, que têm demonstrado participação e atuação exemplares nas atividades do movimento”, diz Fabiano Severino, presidente da APP-Sindicato/Foz.

Reunião ampliada define as próximas ações da greve (foto: Marcos Labanca).

Reunião ampliada define as próximas ações da greve (foto: Marcos Labanca).

AGENDA

Em Foz do Iguaçu, a reunião ampliada será na segunda-feira (23), às 09:30 horas, no acampamento da greve, na Praça do Mitre. A cidade de Medianeira irá centralizar a reunião entre todos os municípios da região, realizando o encontro também na segunda-feira (23), às 15 horas, no Colégio Mondrone.

Dando continuidade às atividades da greve, a direção da APP-Sindicato/Foz ainda irá se reunir com os diretores de escola, na terça-feira (24), em local e horário a serem confirmados.

GRANDE ATO

Na próxima quarta-feira (25), acontece um grande ato em defesa da escola pública, em Curitiba. A intenção é reunir milhares de educadores de todo o Paraná e amplificar ainda mais a denúncia sobre o desmonte da educação promovido pelo governador Beto Richa.

No início da semana, serão informadas à categoria a forma de organização e o meio de deslocamento até o protesto na capital paranaense. Além disso, toda a sociedade deve ser envolvida na luta em defesa da educação, através do diálogo e da interação com movimentos sociais, instituições e outras instâncias participativas da população.

No sábado (21), protesto entre educadores e caminhoneiros fechou a BR 277, em Medianeira (foto: Cleo Telch).

No sábado (21), protesto entre educadores e caminhoneiros fechou a BR 277, em Medianeira (foto: Cleo Telch).

MAIS AÇÕES

O Conselho Estadual da APP-Sindicato e o Comando de Greve também deliberam sobre os seguintes pontos:

– Auditoria da dívida financeira do Estado

– Materiais sobre a previdência e sobre a dívida do governo

– Reforçar comando unificado do FES

– Visita a deputados com carta de apresentação da pauta da categoria

– Diálogo com demais movimentos: social, sindical e popular e convite para participação das atividades da greve

– Notas Jurídicas a respeito das dúvidas sobre a greve (orientações já disponíveis no site da greve).

– Projeto de lei de iniciativa popular sobre renúncia do auxílio-moradia do Judiciário, Tribunal de Contas e Ministério Público

– Projeto de lei que dispõe sobre a mudança na alíquota dos repasses do Estado para Judiciário, Tribunal de Contas e Ministério Público

– Reforçar o acampamento da greve – revezamento dos Núcleos Sindicais

– Fortalecer a participação de educadores aposentados na greve

– Indicativo de realização de nova reunião do Conselho Estadual para a na próxima sexta ou sábado

Visite o site do sindicato: www.appfoz.com.br