Educadores da região participam de congresso em Foz do Iguaçu
Educadores de nove cidades finalizam os preparativos para o Congresso Regional da APP-Sindicato/Foz, que acontece nos dias 04 e 05 de dezembro, no Colégio Barão do Rio Branco, em Foz do Iguaçu. Além dos temas da escola pública, os trabalhadores da educação irão discutir pautas ligadas à organização sindical e elegerão os delegados para o […]
Educadores de nove cidades finalizam os preparativos para o Congresso Regional da APP-Sindicato/Foz, que acontece nos dias 04 e 05 de dezembro, no Colégio Barão do Rio Branco, em Foz do Iguaçu. Além dos temas da escola pública, os trabalhadores da educação irão discutir pautas ligadas à organização sindical e elegerão os delegados para o encontro estadual da entidade.
A etapa regional integra o XII Congresso da APP-Sindicato, que terá como tema “Escola: território de luta e resistência”. Espaço de reflexão, elaboração e mobilização dos educadores paranaenses, o congresso estadual conta com cinco teses que refletem o posicionamento sobre a conjuntura política e as propostas de atuação de diferentes coletivos e agrupamentos que compõem a categoria.
O Congresso Regional da APP-Sindicato/Foz acontece no contexto do aprofundamento do projeto de desmonte da escola pública promovido pelo Governo do Paraná. A principal representação deste cenário de ataques contra educação é o Massacre de 29 de Abril e as reivindicações ainda não atendidas que levaram os trabalhadores da educação a duas longas greves em 2015, contra o sucateamento das escolas e do processo de ensino.
Entretanto, a cada dia surgem novas medidas propostas pelo governo e sua base parlamentar, que agravam ainda mais o quadro, como explica o presidente da APP-Sindicato/Foz, Fabiano Severino. “O fechamento de escolas, o fim da gestão democrática na eleição de diretores, a lei da mordaça e o projeto de privatização são exemplos de uma gestão autoritária, que pretende uma escola sem crítica e um modelo empresarial para educação”, reflete Severino.
Regional
Os participantes do Congresso Regional da APP-Sindicato/Foz irão representar cerca de 2.200 educadores sindicalizados, de nove cidades do extremo-oeste paranaense. Este número possibilita a eleição de 22 delegados na etapa estadual, escolhidos em voto direto, por meio de chapas que asseguram a representatividade de todas as correntes de pensamento e organização presentes entre os educadores.
Para ampliar a reflexão e o diálogo em torno das teses estaduais, a APP-Sindicato/Foz irá promover um debate com representantes das cinco teses inscritas para o congresso. O encontro será realizado no dia 04 de dezembro. O objetivo é fomentar a discussão em torno da conjuntura e das eventuais ações e mobilizações a serem aprovadas pelo conjunto de educadores do Paraná.
Como explica Diego Valdez, secretário de Organização da APP-Sindicato/Foz, esse processo estimula a participação democrática da base de educadores e garante a pluralidade de ideias. “Optamos pelo congresso regional ao invés de uma assembleia para garantir a ampla participação dos educadores. O debate sobre as teses também é parte desse esforço pela pluralidade e diversidade de opiniões, enfatiza Valdez.
Estadual
O XII Congresso Estadual da APP-Sindicato será realizado de 26 a 28 de janeiro de 2016, no Hotel Rafain Centro, em Foz do Iguaçu. Está prevista a presença de mais de 800 educadores, de todas as regiões do Paraná. O encontro é realizado a cada quatro anos, sendo um dos principais fóruns de definição das lutas e bandeiras dos trabalhadores, em torno da educação e do modelo de sociedade pretendido.
Serviço
Congresso Regional da APP-Sindicato/Foz
Data: 04 e 05 de dezembro de 2015
Local: Colégio Barão do Rio Branco, Foz do Iguaçu
Informações: (45) 3027-1893 e appfoz@foznet.com.br