Foto: Marcos Labanca

Foto: Marcos Labanca

Integrantes do Comtur (Conselho Municipal de Turismo) conheceram em detalhes os benefícios que Foz do Iguaçu está recebendo ao sediar a 18ª Feira de Turismo Termal, de Saúde e Bem-Estar, a Termatalia 2018, a maior do mundo no segmento. Os promotores do evento participaram da 6ª Reunião Extraordinária do conselho nessa terça-feira, 11.

ÁUDIOS:
Coordenador da Termatalia, Alejandro Rubín
Secretário de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos, Gilmar Piolla

À plenária do Comtur, o coordenador da feira, Alejandro Rubín, o secretário municipal de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos, Gilmar Piolla, e o assessor da Itaipu Binacional Tércio Albuquerque apresentaram uma radiografia da Termatalia. A divulgação nacional e internacional de Foz do Iguaçu, a promoção da cultura da água, a geração de negócios e a consolidação da cidade como destino termal foram os indicadores enfatizados.

A Termatalia acontece de 12 a 15 de setembro, no Recanto Cataratas Resort & Convention, reunindo 500 visitantes de 34 países e profissionais brasileiros de vários segmentos do turismo. São 200 expositores, 25 operadores turísticos que estão entre os principais do mundo, 60 conferencistas de vários países e 30 jornalistas, especializados em turismo, da América Latina e Europa.

Presidente do Comtur, Carlos Silva deu boas-vindas e agradeceu aos organizadores pela escolha de Foz do Iguaçu para sediar o evento. Ele destacou o empenho da Gestão Integrada do Turismo na captação da feira e apontou a importância da Termatalia para o destino. “Em termalismo, podemos pensar em Foz do Iguaçu antes e depois da Termatalia. Estamos consolidando um novo produto para diversificar ainda mais o nosso turismo. É a cidade e os nossos turistas que saem ganhando”, frisou.

Bem-estar e negócios

Foto: Marcos Labanca

Foto: Marcos Labanca

O coordenador da feira, Alejandro Rubín, ressaltou o potencial de Foz do Iguaçu e seus recursos termais em abundância, reforçando que a cidade está credenciada a ser uma referência mundial em turismo relacionado à cultura da água, saúde e bem-estar. “A Termatalia se identifica muito com essa região, pois é um evento de bem-estar, de se sentir bem, e isso é a água que faz fundamentalmente. E Foz do Iguaçu é um destino das águas”, enfatizou.

Rubín expôs ainda a capacidade de negócios da Termatalia 2018. O evento contará com a Bolsa de Contratação Turística, com 25 operadores de turismo e viagens de 12 países, sendo Alemanha, Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, México, Peru, Reino Unido, Rússia e Uruguai. “É uma feira que atua em três conceitos principais: negócios, conhecimentos e capital relacional. Vamos poder falar uns com os outros, entre pessoas de várias partes do mundo, trocar experiências e fazer negócios”, disse.

Foz, destino das águas

O secretário municipal de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos, Gilmar Piolla, demonstrou o crescimento do turismo termal em todo o mundo e declarou que a Termatalia marca a abertura de um novo nicho para o desenvolvimento do turismo em Foz do Iguaçu. “Ao receber esse evento, que é disputado por vários países, Foz do Iguaçu ganha a oportunidade de se projetar como destino termal de saúde e bem-estar para o mundo. Estamos evidenciando um novo produto turístico”, pontuou.

Piolla também destacou os recursos termais da região, como o Aquífero Guarani, maior reserva subterrânea de água doce do planeta, e os investimentos em águas termais realizados por três redes de hotéis de Foz do Iguaçu. Ainda citou a promoção internacional do destino iguaçuense durante a mobilização da Termatalia 2018. “Tivemos uma divulgação internacional extraordinária nos 34 países onde houve a promoção da feira. Revelamos Foz do Iguaçu e suas águas para o mundo”, concluiu.

Aberta ao público

A Termatalia 2018 será aberta gratuitamente ao público a partir das 14h desta quinta-feira, 13. Entre as atrações, os visitantes poderão conhecer mais sobre as águas termais e visitar a praça de alimentação saudável. Esse espaço visa a promover hábitos de vida saudável com ênfase na alimentação, com uma cozinha reunindo chefs internacionais. A programação pode ser acessada em wwww.termatalia.com.

Outras pautas

Durante a sessão extraordinária do Comtur, os conselheiros debateram sobre os problemas enfrentados pelos receptivos iguaçuenses que operam em Puerto Iguazú (Argentina), decorrentes da fiscalização que não aplica os acordos de reciprocidade firmados entre os países da região. Na semana passada, o Conselho de Turismo e a Secretaria de Turismo encaminharam documento expondo a situação e reivindicando providências às autoridades argentinas.

Após a explanação de vários conselheiros sobre os prejuízos sofridos por profissionais e empresas turísticas iguaçuenses, assim como os transtornos gerados para os turistas que visitam Puerto Iguazú, a plenária do Comtur criou uma comissão para participar das negociações entre as autoridades do Brasil e da Argentina.

“Esperamos que esse impasse termine o mais rápido possível para que o turismo da região não seja ainda mais prejudicado”, ponderou Carlos Silva.