Carnaval da Saudade encanta crianças e adultos em Foz
Uma festa popular para todas as idades. O “Carnaval da Saudade” uniu crianças, jovens e adultos neste domingo, em Foz do Iguaçu. Milhares de pessoas passaram pelo baile carnavalesco, gratuito, que começou às 15 horas e seguiu animado até às 22 horas. Para quem perdeu, tem repeteco nesta terça-feira, dia 17. O evento é marcado […]
Uma festa popular para todas as idades. O “Carnaval da Saudade” uniu crianças, jovens e adultos neste domingo, em Foz do Iguaçu. Milhares de pessoas passaram pelo baile carnavalesco, gratuito, que começou às 15 horas e seguiu animado até às 22 horas. Para quem perdeu, tem repeteco nesta terça-feira, dia 17.
O evento é marcado pela magia dos antigos carnavais. Enquanto os pequenos curtem a estreia na brincadeira, muitos tiozinhos esbanjam saúde no Salão da Marechal Deodoro. Aliás, um baile ao ar livre, regado pela sombra das árvores, que tornam o clima sempre agradável. Para completar, confete, serpentina, espuma e voltinhas no asfalto.
Animados por marchinhas, os foliões levaram alegria para a rua. Muitos deles organizados em blocos como “Papai Urso”, “Beto Esponja”, “Pintando o Sete”, “Pioneiros”, “Pierrot”, “Boca Ruge”, “Pioneiros”, “100% Amizade”, “Tomara que Não Chova”, “Imprensa que eu gamo”. Muitos amigos combinaram fantasia, colorindo ainda mais o baile.
“O carnaval de Foz do Iguaçu está se reinventando. Adotamos um novo formato para a participação dos blocos e escolas, pensando em fortalecer e tornar sustentável os grupos carnavalescos. Já o Carnaval da Saudade chegou a seu formato e está consolidado, com a grande participação da população”, diz Arinha Rocha, diretora de cultura da Fundação Cultural de Foz do Iguaçu.
Blocos – Quem estava lá foi o aposentado Joel Klein, de 76 anos. Natural de Foz, ele vive há quatro décadas em Curitiba, mas pula o carnaval todo ano na fronteira para reavivar o amor. Ele conta que conheceu a sua mulher, a Dorvalina, 75, num baile no antigo Oeste Paraná Clube 58 anos atrás. “Ela é doente por carnaval”, contou o folião do bloco “Pioneiros Seixas & Cia”.
Demonstrado que o Carnaval da Saudade é um espaço democrático, a turma da educação apresentou uma crítica bem humorada e irreverente em defesa da educação pública de qualidade. Dezenas de educadores carnavalescos contagiaram a todos com o grito “Pula, sai do chão, quem respeita a educação”.
O “Papai Urso” levou 95 foliões pra pista. “Somos vários amigos e muita gente reunida com ajuda da internet”, afirmou Larissa dos Santos, 22, ao lado dos amigos Paulo Gomes, 34, e Julianne de Carvalho, 27. Ah, antes que alguém pense ser o urso o barbudo Paulo, vale explicar que “Papai Urso” é o apelido do idealizar do grupo, o Clóvis Quadros.
Já o “Pintando o Sete” ostentou no estandarte a data sua fundação, 1987. Ele é um dos mais antigos em atividade nos carnavais iguaçuenses. “O nome é uma referência a sete meninas que fundaram o bloco, na época do Country Clube”, revelou a dentista Ana Maria, 47, que levou as filhas Maria Eduarda, 10, e Letícia, 5, para cair na brincadeira.
Fantasias – E por falar em criançada, meninos e meninas exibiram várias fantasias no “Carnaval da Saudade”. Personagens como Supermann, Batman, Homem Aranha, e Pirata da Perna de Pau contracenaram com a Branca de Neve, Minnie, Cleópatra, além de inúmeras bailarinas, princesas, borboletas, havaianas, fadas e marinheiras.
O vencedor do concurso de fantasias na categoria infantil foi Enzo larzen (passista malandro) e na categoria infanto-juvenil foi Isabela Costa Soares (ginasta). Para completar a festa, a programação contou com apresentação de marchinhas das Tribos Naipi e Tarobá.
“Carnaval da Saudade”
Rua Marechal Deodoro da Fonseca
Entrada: gratuita
Data: terça-feira, 17
Horário: 16 horas
PROGRAMAÇÃO – CARNAFALLS 2015
SEGUNDA-FEIRA, dia 16
– 22:00h | Desfile da Tribo Naipi – Enredo “Naipi, a pedra encantada”
– 22:40h | Espetáculo “A lenda encantada de Naipi e Tarobá”
– 23:00h | Desfile da escola de samba Comparsa Império, de Ciudad de Este, Paraguai
– 00:00h | Show do grupo Muvuca do Samba
TERÇA-FEIRA, dia 17
– 15:00h | Carnaval da Saudade (rua Mal. Deodoro/Centro)
– 17:00h | Canja do Galo Inácio
– 21:00h | Premiação Solidária
– 22:00h | Desfile união das tribos: escolas Fiel Torcida de Foz e Império Samba Show
– 23:00h | Show da banda Inspira Samba
– 00:00h | Show de Ícaro e Banda Maloca
– 04:30h | Lavagem das panelas da Canja do Galo Inácio e Tribo Banho da Madrugada (caminhão pipa)