Atletas de alto nível competem pela quebra de recordes na Meia das Cataratas
A 6ª Meia Maratona das Cataratas, que será realizada neste domingo, dia 8 de julho, no Parque Nacional do Iguaçu, terá o melhor nível técnico entre todas as edições já disputadas, inclusive com a expectativa da quebra de recordes tanto na categoria masculina quanto na feminina. No masculino, oito atletas brasileiros estão entre os 12 mais […]
A 6ª Meia Maratona das Cataratas, que será realizada neste domingo, dia 8 de julho, no Parque Nacional do Iguaçu, terá o melhor nível técnico entre todas as edições já disputadas, inclusive com a expectativa da quebra de recordes tanto na categoria masculina quanto na feminina. No masculino, oito atletas brasileiros estão entre os 12 mais bem colocados no ranking da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). No feminino, são quatro corredoras entre as dez melhores.
Além dos brasileiros, a disputa pelas primeiras colocações promete ser intensa, com a participação de corredores africanos e portugueses nas duas categorias. O paulista Solonei Silva traz na bagagem a recente vitória na Maratona de São Paulo, em junho. Correndo pela equipe do Esporte Clube Pinheiros, o ex-coletor de lixo ganhou destaque no cenário nacional depois da conquista da medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, em 2011.
A corrida terá ainda a participação de vencedores de edições anteriores: Damião Ancelmo de Souza e João Ferreira de Lima, o João da Bota. Damião foi o vencedor em 2010 e conquistou em junho a primeira colocação nos 10.000 metros no Troféu Brasil de Atletismo. O alagoano chegou à frente do seu colega da equipe Pé de Vento (RJ) Giovani dos Santos, outro nome da elite confirmado para a Meia das Cataratas.
Campeão em 2009, João da Bota, do Cruzeiro (MG), obteve em junho o primeiro lugar na etapa de Campo Grande do Circuito Caixa. Atualmente João está em quinto lugar no ranking da CBAt. O líder da lista é seu colega de equipe Giomar Pereira Silva, que pode ampliar sua vantagem na corrida de Foz do Iguaçu.
Também vão brigar pela vitória o quarto colocado do ranking, José Márcio Leão da Silva (Cruzeiro), e o sétimo, Gilmar Silvestre Lopes, da equipe Pé de Vento (RJ). Da equipe Faz Atleta, participará Laelson da Silva Santana, que em 2011 conseguiu a melhor colocação entre os brasileiros (4º lugar) na Maratona Internacional de São Paulo.
Olímpicos – Com o segundo melhor tempo (1h2min31s) em meias-maratonas este ano, Paulo Roberto de Almeida Paula carimbou o passaporte para a maratona das Olimpíadas de Londres. Segundo lugar na edição da Meia das Cataratas no ano passado, Paulo chega como um dos favoritos ao título. Seu irmão gêmeo e companheiro na equipe Cruzeiro (MG), Luís Fernando de Almeida Paula (quarto melhor tempo no ano, 1h3min3s), também está confirmado na disputa.
De Portugal, Rui Pedro, de 31 anos, é outro corredor classificado para disputar a maratona olímpica em Londres. O português é o atual campeão da Meia Maratona de Douro Vinhateiro. O atleta é experiente em provas longas, como meias e maratonas, e mais curtas, como 1.500m, 5.000m, 10.000m. Na categoria feminina, a portuguesa Jéssica de Barros representará seu país nos Jogos. Ela é recordista nacional da prova de 3.000 metros com obstáculos e já obteve colocações expressivas em competições de 1.500m, 5.000m, 10.000m, meia-maratona e maratona.
Estrangeiros – Abraham Kiplagat, de 24 anos, é considerado uma das grandes promessas do atletismo do Quênia e vem para sua primeira Meia Maratona das Cataratas. O atleta tem no currículo o primeiro lugar na Corrida Bank Eldored e na Mimiias Track. O etíope Shambel Tufa Jimma terminou em segundo lugar a Prova Rústica Tiradentes, disputada em Maringá, em abril de 2012. Em maio, ficou na terceira colocação da Corrida Maria Zeferina Baldaia, em Sertãozinho, interior de São Paulo.
Outro africano, Nelson Priva Mbuya, da Tanzânia, foi segundo colocado na Corrida Pan-Americana, no Rio de Janeiro, e quinto colocado na Volta da Pampulha (MG). Este ano, venceu duas provas realizadas no Paraná: a Corrida 28 de Janeiro, em Apucarana, e a Corrida 15 de Fevereiro, em Cornélio Procópio. Também português, Luis Feiteira, 39 anos, é especialista em longas distâncias. Sua melhor marca em uma meia-maratona é de 1h3min43s, estabelecida em Lisboa. Ao longo da carreira, já participou de campeonatos mundiais, europeus e dos jogos olímpicos de Atlanta (1996) em provas como 800m, 1.500m, 5.000m e maratonas.
Feminino – Entre as mulheres, os destaques do Brasil são Marily dos Santos – vice nas três últimas edições da Meia das Cataratas e atual campeã da Maratona de Pádova, na Itália. Em junho, Marily venceu a etapa Campo Grande do Circuito Caixa e lidera o ranking da CBAt. Outra esperança de vitória brasileira é a bicampeã da Maratona de São Paulo (2002 e 2008) Maria Zeferina Rodrigues Baldaia.
O time brasileiro tem ainda a quinta colocada no ranking e quarta colocada na São Silvestre de 2008, Edielza Alves dos Santos, e a goiana Sueli Pereira da Silva. No ano passado, Sueli foi a atleta com o maior número de vitórias em todo o circuito, sendo nove primeiros lugares em 13 provas que disputou.
Já entre as corredoras estrangeiras, o destaque é a queniana Dorcas Jepchirchir Kiptarus, bicampeã da Meia Maratona das Cataratas (2010 e 2011) e dona do recorde da prova, com 1h13min31s, registrado no ano passado. Dorcas coloca seu favoritismo à prova contra as africanas Shewaye Wolde Woldemeskel, da Etiópia, vencedora da Corrida Maria Zeferina Baldaia, em Sertãozinho, interior de São Paulo, e a tanzaniana Zaituni Jumanne Nkoki, terceira colocada na etapa de São José dos Campos do Circuito da Longevidade.
Cadeirantes – A edição deste ano da Meia Maratona das Cataratas terá mais uma novidade em relação às provas passadas, com a participação de dois atletas cadeirantes que representam a equipe Fila. Jaciel Antonio Paulino e Carlos Neves de Souza (Carlão) vêm a Foz do Iguaçu dispostos a aumentar o número de títulos conquistados. Os atletas moram na cidade de Santos (SP) e, juntos, têm no currículo mais de 120 vitórias em 148 corridas disputadas.
Com experiência nas mais importantes provas de rua do Brasil e algumas do exterior, ambos chegam à cidade dispostos a vencer o “desafio mais fascinante” no Parque Nacional do Iguaçu. Jaciel, 39 anos, é tricampeão da São Silvestre (2007/09 e 11). Na Meia Maratona de São Paulo ele também conquistou três vitórias (2009/2011/2012). Em Minas Gerais, na tradicional Volta da Pampulha, o atleta foi vencedor em 2007 e 2008.
Ainda tem no currículo o tricampeonato da Maratona de Foz do Iguaçu (2008/2010/2011) e os bicampeonatos da Maratona de São Paulo (2009 e 2010), Meia Maratona do Rio (2007 e 2011) e da Maratona de Curitiba (2008 e 2010). Entre as provas internacionais, foi campeão da Meia Maratona de Miami em 2011, quinto colocado na maratona da mesma cidade em 2010, e 16º na Meia Maratona de Lisboa.
Por sua vez, Carlão, de 36 anos, venceu duas vezes a Meia Maratona de São Paulo (2008 e 2010), a Volta da Pampulha (2009 e 2010) e a Meia Maratona do Rio (2008 e 2010). Foi vice-campeão da São Silvestre em 2009 e 2011, da Maratona de São Paulo em 2010 e da Maratona de Curitiba no mesmo ano. O atleta é o atual campeão da Meia Maratona de Miami e vice da Maratona de Miami. Em Lisboa, terminou na 17ª posição.
Para ele, a expectativa de participar pela primeira vez de uma corrida em Foz é grande. “Será uma situação nova correr dentro de um parque, diferente do que estamos acostumados. Vou para fazer um bom tempo, entre 55 e 58 minutos.”
Quebra de recordes – Para o diretor-técnico da Meia Maratona das Cataratas, Tadeu Natálio, o alto nível dos competidores e a mudança de trajeto da corrida geram a expectativa de novas quebras de recordes. “Correr em uma área 100% preservada, com oxigênio puro e trajeto sem subidas, fará muito bem aos atletas, inclusive com a possibilidade de melhores tempos. Isso vai ratificar a condição da prova como vitrine no país e fora.”
A realização da 6ª Meia Maratona das Cataratas é da Concessionária Cataratas do Iguaçu S/A e do ICMBio — Parque Nacional do Iguaçu. A organização fica a cargo da Associação Procorrer de Incentivo ao Esporte e da Yescom. A promoção é da RPCTV, com patrocínio da Itaipu Binacional e apoio da Caixa Econômica Federal, Fundo Iguaçu, Power Ade, Fila, Duty Free Shop e Mabu Hotéis & Resort. A prova tem supervisão e certificação da Confederação Brasileira de Atletismo, Federação Internacional de Atletismo, e Associação Internacional de Maratonas e Corridas de Rua.
SERVIÇO:
6ª Meia Maratona das Cataratas — “Troféu 100 Anos Corpo de Bombeiros do Estado do Paraná”
Data: 8 de julho de 2012
Premiação: R$ 60 mil
www.meiamaratonadascataratas.com.br
Meia das Cataratas nas redes sociais