Cerca de 30 representantes do turismo de Foz do Iguaçu estão em Brasília, liderados pela ABIH PR – Regional Oeste, Sindhotéis Foz e Visit Iguassu - Foto Divulgação

Começa a dar resultado a mobilização nacional em defesa do PERSE em Brasília. As visitas aos deputados federais, senadores, líderes de bancadas e partidos consolidaram maioria entre os parlamentares favoráveis à manutenção do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos.

Cerca de 1,2 mil empresários da hotelaria, eventos e turismo estão na capital federal para cumprir agenda de três dias (terça, quarta e quinta) na Câmara dos Deputados e Senado. Entre eles, cerca de 30 representantes do turismo de Foz do Iguaçu, liderados pela ABIH Paraná – Regional Oeste, Sindhotéis Foz e Visit Iguassu.

 A presença em massa, seguida de resistência do Congresso Nacional, levou o governo a concordar em enviar um projeto de lei, com urgência constitucional, para criar uma nova versão do PERSE, informou o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. A decisão ocorreu após reunião com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e com líderes partidários da Casa.

Para o vice-presidente da ABIH Paraná – Regional Oeste, Nilson de Nadai, a mobilização de todos os estados e o engajamento nas redes sociais resultaram numa primeira grande vitória. “Mas é preciso manter o foco e a pressão. Não vamos baixar a guarda. A terça-feira foi bastante produtiva, com visitas aos deputados e senadores, que continuam nesta quarta e quinta”, afirmou o dirigente.

Conforme o presidente do Visit Iguassu, Jaime Mendes, foi um momento histórico. “Vamos conseguir reverter a decisão do governo federal”, reforçou.  Segundo ele, o PERSE desempenha um papel decisivo na recuperação de empresas de turismo, viagens e eventos, segmentos que somam 3,7 milhões de postos de trabalho e representam 4,5% do PIB brasileiro.

Já Camilo Rorato, presidente do Sindhotéis Foz, ressaltou que a retomada do setor de eventos é essencial para impulsionar a economia local. Foz do Iguaçu é conhecida internacionalmente por suas belezas naturais e atrações turísticas, mas tem no turismo de eventos um importante motor econômico. “Sem a realização de congressos, feiras e eventos corporativos, a cidade perde receitas e empregos”, frisou.

A visita dos empresários da hotelaria, eventos e turismo aos deputados federais e senadores, seja nos gabinetes, seja nas plenárias, continua nesta quarta-feira, 6, e quinta-feira, 7. As articulações com líderes de bancada e de partidos também prosseguem nesses dois dias, além da sensibilização via redes sociais.