ABIH, Sindhotéis e Visit Iguassu reforçam defesa do PERSE após primeira conquista em Brasília
Governo recua e enviará um projeto de lei para criar uma nova versão do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos.
Cerca de 30 representantes do turismo de Foz do Iguaçu estão em Brasília, liderados pela ABIH PR – Regional Oeste, Sindhotéis Foz e Visit Iguassu - Foto Divulgação
Começa a dar resultado a mobilização nacional em defesa do PERSE em Brasília. As visitas aos deputados federais, senadores, líderes de bancadas e partidos consolidaram maioria entre os parlamentares favoráveis à manutenção do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos.
Cerca de 1,2 mil empresários da hotelaria, eventos e turismo estão na capital federal para cumprir agenda de três dias (terça, quarta e quinta) na Câmara dos Deputados e Senado. Entre eles, cerca de 30 representantes do turismo de Foz do Iguaçu, liderados pela ABIH Paraná – Regional Oeste, Sindhotéis Foz e Visit Iguassu.
A presença em massa, seguida de resistência do Congresso Nacional, levou o governo a concordar em enviar um projeto de lei, com urgência constitucional, para criar uma nova versão do PERSE, informou o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. A decisão ocorreu após reunião com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e com líderes partidários da Casa.
Para o vice-presidente da ABIH Paraná – Regional Oeste, Nilson de Nadai, a mobilização de todos os estados e o engajamento nas redes sociais resultaram numa primeira grande vitória. “Mas é preciso manter o foco e a pressão. Não vamos baixar a guarda. A terça-feira foi bastante produtiva, com visitas aos deputados e senadores, que continuam nesta quarta e quinta”, afirmou o dirigente.
Conforme o presidente do Visit Iguassu, Jaime Mendes, foi um momento histórico. “Vamos conseguir reverter a decisão do governo federal”, reforçou. Segundo ele, o PERSE desempenha um papel decisivo na recuperação de empresas de turismo, viagens e eventos, segmentos que somam 3,7 milhões de postos de trabalho e representam 4,5% do PIB brasileiro.
Já Camilo Rorato, presidente do Sindhotéis Foz, ressaltou que a retomada do setor de eventos é essencial para impulsionar a economia local. Foz do Iguaçu é conhecida internacionalmente por suas belezas naturais e atrações turísticas, mas tem no turismo de eventos um importante motor econômico. “Sem a realização de congressos, feiras e eventos corporativos, a cidade perde receitas e empregos”, frisou.
A visita dos empresários da hotelaria, eventos e turismo aos deputados federais e senadores, seja nos gabinetes, seja nas plenárias, continua nesta quarta-feira, 6, e quinta-feira, 7. As articulações com líderes de bancada e de partidos também prosseguem nesses dois dias, além da sensibilização via redes sociais.