Sessenta e quatro tenistas brasileiros e estrangeiros iniciam

no dia 19 a disputa do torneio de qualificação

A quarta edição do Cataratas Open de Tênis começa no próximo sábado, no Centro Internacional de Tênis Iguaçu (CITI). Até domingo, 64 tenistas brasileiros e estrangeiros disputam o torneio de qualificação (qualifying), que classifica oito jogadores para o campeonato principal.

O evento internacional será realizado de 21 a 26, também no CITI, e integra a Série Future — que faz parte do calendário da Federação Internacional de Tênis (ITF) e conta pontos para o ranking da Associação de Tenistas Profissionais (ATP) e da Confederação Brasileira de Tênis (CBT).

Participarão do qualifying atletas como os brasileiros Filipe Brandão, Andrew Lauret e Raul Franchisquiny, os argentinos Valentin Florez, Martin Rios-Benitez e Tomas Buchhass, os italianos Giammarco Micolani e Francesco Garzelli, o americano Joshua Zavala, e o suíço Joss Espasandin, entre outros.

Além dos oito melhores colocados nessa etapa, dois tenistas indicados pelo CITI jogarão o 4º Open como convidados; são eles: o professor Alexandre Prado, que treina as equipes de base do próprio Centro Internacional Iguaçu, e Lucas Adella. A Confederação Brasileira de Tênis e a Federação Internacional de Tênis também convidarão jogadores.

Marlon Oliveira se classificou para o Future em 2010

Segundo o presidente do CITI, Garibaldi Ludwig, 32 participantes brigarão pelo título da chave principal. “Estarão em quadra, por exemplo, o atual campeão, argentino Juan-Pablo Villar; o uruguaio Martin Cuevas; os brasileiros André Miele e Thales Turini; o italiano Giorgio Portaluri; e o paraguaio José Benitez.”

A realização do Future em Foz do Iguaçu por mais um ano confirma o sucesso dos torneios passados e aumenta as expectativas por jogos de alto nível e presença de público. “Trabalhamos para realizar um evento que eleve o nome de Foz do Iguaçu no Brasil e fora dele. Esperamos um campeonato bem disputado e interessante para quem vier assistir. A entrada é gratuita”, afirmou Ludwig.

O torneio é realizado pela Associação de Tenistas de Foz do Iguaçu (Atefoz), com organização da Confederação Brasileira de Tênis (CBT) e supervisão da Federação Internacional de Tênis (ITF). A Itaipu Binacional e o Fundo Iguaçu são os patrocinadores oficiais do evento, que distribuirá US$ 10 mil para os primeiros colocados.O Future é o quinto nível em importância de torneios no circuito mundial, atrás dos Grand Slams, Masters Series, International Series e Challenger.

SERVIÇO

Evento: 4º Cataratas do Iguaçu Open de Tênis — Mundial Future

Dias: 19 e 20/11 — Qualifying para Mundial Future         

21 a 26/11 — Chave principal do Mundial Future         

www.cataratasopen.com.br

Local: Centro Internacional de Tênis Iguaçu (CITI)

Rua Cabo Efigênio Aparecido Viana, 2.200 — Jardim Niterói            

Tel.: (45) 3526-3472/3528-6460

www.cititenis.com.br

(Foto: Marcos Labanca)